Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2003 - 10h54

Popularidade de Bush é a mais baixa desde os atentados de 11/9

da Folha Online

A popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, caiu ao seu menor índice desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Segundo pesquisa da CNN e do jornal "USA Today", atualmente o presidente Bush conta com 58% de apoio da população, contra 90% registrados na época dos atentados contra os EUA. Mesmo se comparada ao índice da última pesquisa, a popularidade de Bush aparece em baixa. Na primeira semana de janeiro, 63% dos americanos entrevistados apoiavam sua gestão à frente do país.

Reuters - 03.jan.2003
O presidente George W. Bush, durante discurso para soldados norte-americanos
A queda de Bush deve-se principalmente à situação econômica do país e sua posição frente a um possível confronto armado contra o Iraque (país acusado pelos Estados Unidos de possuir armas de destruição em massa) e a Coréia Norte (que recentemente reativou uma usina capaz de produzir armas nucleares).

Apesar da queda nas pesquisas, a aprovação ao governo de Bush ainda é maior que a registrada nos governos dos ex-presidentes Jimmy Carter (1977-1981), Ronald Reagan (1981-1989) ou Bill Clinton (1993-2001) no início de seu terceiro ano de mandato.

A pesquisa, feita com 1.002 adultos entre sexta-feira (10) e domingo (12), mostrou uma queda de aprovação ao governo tanto na questão sobre a condução da economia (48% contra 49% em outubro), como em assuntos de política exterior (53% contra 58% em outubro).

Dos entrevistados, 55% disseram que Bush não está prestando atenção às questões econômicas do país, 41% afirmaram que o presidente está atento à economia e apenas 2% disseram que o governo dos EUA está muito atento ao assunto.

Sobre a questão de um possível ataque ao Iraque, o índice de aprovação sofreu uma pequena alteração. De acordo com a pesquisa, 56% são favoráveis ao ataque, contra 55% registrados na primeira semana de janeiro. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Ditadores argentinos morrem e deixam seus crimes ocultos

  •  EUA interrompem ajuda alimentar à Coréia do Norte

  •  Reino Unido se reserva o direito de agir no Iraque sem a ONU

  •  China oferece ser sede de diálogo entre EUA e Coréia do Norte

  •  Palestinos participam de reunião em Londres via videoconferência

  •  EUA podem precisar de 350 mil soldados no Iraque

  •  Presidente da Colômbia discute segurança após série de atentados


  • Leia mais notícias de Mundo

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página