Mundo
19/06/2009 - 12h08

Cuba já registra 15 casos de gripe suína

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O Ministério da Saúde Pública de Cuba informou nesta sexta-feira que os doentes de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- diagnosticados no país aumentaram para 15.

Todos eles são viajantes procedentes do exterior. Os dois últimos são de um cubano-americano de 26 anos e de um americano de 17 anos que chegaram no último fim de semana do Texas e da Flórida, nos Estados Unidos.

Os 13 casos anteriores de gripe suína são turistas e outros viajantes que chegaram entre abril e junho vindos do México, Canadá, EUA e Espanha, a maioria dos quais já recebeu alta.

Um comunicado do ministério detalha que os dois últimos viajantes foram detectados "por um sensor de temperatura" no aeroporto José Martí, em Havana, e que ambos estão hospitalizados.

OMS

Ao menos 39.620 pessoas em 88 países e territórios já contraíram a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)--, segundo o último balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 167 casos, os pacientes morreram.

Os EUA continuam sendo o país com o maior número de casos --17.855. No entanto, o país revisou para baixo o número de mortes causadas pela gripe suína. No total, foram 44, e não 45 como havia sido informado na última segunda-feira (15).

O México, considerado o epicentro da doença, confirmou 6.241 casos e 108 mortes. No Canadá, 4.049 pessoas foram infectadas pelo vírus da gripe A, e sete delas morreram.

No Chile, foram registrados 641 novos casos, elevando o total para 2.335, com duas mortes. A Austrália confirmou que 2.112 pessoas contraíram a doença, mas nenhuma morte foi registrada.

Reino Unido, Argentina, Costa Rica, Guatemala, República Dominicana e Colômbia relataram, cada um, uma morte causada pela gripe suína.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira que foram confirmados 18 novos casos. O Brasil soma 79 casos da nova gripe, segundo a OMS. O governo, contudo, já registra 114 casos da doença.

Os demais países com casos de gripe suína são Reino Unido (1.461), Argentina (733), Japão (666), Espanha (499), China (382), Tailândia (310), Panamá (272), Alemanha (195), Filipinas (193), Israel (152), Costa Rica (149), Guatemala (128), Nova Zelândia (127), El Salvador (125), França (118), Nicarágua (118), Peru (112), Honduras (100), República Dominicana (93), Equador (86), Itália (72), Holanda (68), Coreia do Sul (65), Colômbia (53), Cingapura (49), Venezuela (45), Suécia (37), Uruguai (36), Índia (30), Suíça (27), Vietnã (27), Egito (26), Paraguai (25), Grécia (23), Bélgica (19), Kuait (18), Malásia (17), Arábia Saudita (17), Romênia (16), Turquia (16), Dinamarca (15), Noruega (13), Bahrein 912), Finlândia (12), Irlanda (12), Jamaica (12), Bolívia (11), Líbano (11), Áustria (7), Cuba (7), Polônia (7), Trinidad e Tobago (5), Ilhas Cayman (4), República Tcheca (4), Estônia (4), Hungria (4), Islândia (4), Barbados (3), Marrocos (3), Portugal (3), Qatar (3), Rússia (3), Eslováquia (3), Bahamas (2), Bulgária (2), Jordânia (2), Luxemburgo (2), Cisjordânia e faixa de Gaza (2), Bermudas (1), Ilhas Virgens Britânicas (1), Chipre (1), Dominica (1), Polinésia Francesa (1), Martinica (1), Antilhas Holandesas (1), Samoa (1), Sri Lanka (1), Ucrânia (1), Emirados Árabes (1), ilha de Man (1), ilhas Jersey (1), Iêmen (1).

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Com Efe

Comentários dos leitores
Mario Sidnei Moreira (4) 28/11/2009 20h58
Mario Sidnei Moreira (4) 28/11/2009 20h58
Alfredo Nascimento
Acredito ser melhor divulgar as idéias de pessoas inteligentes, ao invés de dizer idiotices originais.
O Articulista da Folha Hélio Schwartsman, Descobriu que as 70.142 mortes - ditas como provocadas pela "gripe sazonal" correspondem ao total de óbitos de 2008 elencados nas categorias J00; J10-J12; J18; J20-J22; J40-42; e J44 do CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, 10ª revisão). Estamos falando de patologias como influenza, todos os tipos de pneumonia, bronquites e doenças pulmonares obstrutivas como o enfisema.
Obs: O texto é reprodução de conteúdo do Artigo "Desconfie dos números", publicado em 06/08/2009. Procurei apenas formata-lo, para inseri-lo no fórum. Recomendo sinceramente a leitura do original: são mais de 1500 caracteres.
Em tempo a grafia correta é Ventríloquo e descerebrado é o boneco. Continue acreditando nos números do Temporão e seja feliz!
3 opiniões
avalie fechar
eugenio araujo (86) 28/11/2009 20h36
eugenio araujo (86) 28/11/2009 20h36
MS voces continuam mentindo, se um medico precisa da autorização da autoridade de saude local para ministrar Tamiflu fora de seu "protocolo", é claro que nao tem autonomia.
Então voces não podem dizer que o medico pode ministrar quando acha necessario. Entendeu???? sua receita precisa ser validada por outro medico do governo???? isto esta claro. Quem esta mentindo então???? Escreve uma coisa e pratica outra????Tenha a santa paciencia, vamos assumir os atos praticados.
2 opiniões
avalie fechar
Pelo menos se fala em 200 milhões de vacinas contra a gripe Suina, poroque so fica no pelo menos,o Populista Lula e sua equipe so se preocupa em dizer que o Brasil foi descoberto de 2003 para cá, agora não se preocupa com a saúde, educação, segurança. E ainda faz questão de apoiar outros populistas de esquerda e ajuda-los e deixar os brasileiros, comendo bolsa familia famigeraada, visto que os conheco bolsistas de Alagoas estão todos paudinhos ao donmo da bolsa cachaça. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6400)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca