Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2006 - 10h52

Sobreviventes de naufrágio denunciam fuga do capitão

Publicidade

da Folha Online

Os sobreviventes do naufrágio de uma embarcação egípcia, que afundou na madrugada de ontem no mar Vermelho, disseram que o capitão do navio fugiu em um barco salva-vidas após constatar um foco de incêndio. O ministro dos Transportes do Egito, Mohammed Lutfy Mansour, confirmou hoje o incêndio e o classificou como "pequeno".

O sobrevivente Shahata Ali disse ter alertado o capitão sobre o problema. Em resposta, o responsável pelo navio disse para o passageiro ficar tranqüilo. "Muitos de nós estávamos com coletes salva-vidas. Os funcionários da embarcação nos falaram para tirá-los e, então, levaram os coletes embora. Foi quando o navio começou a afundar e o capitão fugiu junto com membros da tripulação", relata.

Outros passageiros confirmaram à agência de notícias Reuters que a tripulação pareceu não dar importância ao incêndio. Eles também confirmaram o episódio dos coletes salva-vidas que foram recolhidos após as pessoas a bordo terem de tirá-los.

"Os funcionários da embarcação não queriam que os passageiros colocassem os salva-vidas para evitar pânico", afirmou Abdel Raouf, um dos sobreviventes. "Em relação ao fogo, eles diziam: 'não se preocupem, vamos apagá-lo'. Quando a situação piorou, a tripulação escapou em pequenos barcos."

Segundo a agência de notícias Reuters, ainda não há notícias sobre o que aconteceu com o capitão, chamado Sayyed Omar.

O naufrágio é considerado um dos mais trágicos que já aconteceram no Egito. Cerca de 1.400 pessoas estavam a bordo e, até o momento, autoridades egípcias confirmaram 185 mortos e 324 sobreviventes --algumas agências de notícias falam em 389 passageiros resgatados com vida. As buscas pelos desaparecidos continuam.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Sobreviventes de naufrágio denunciam fuga do capitão
  • Sobreviventes de naufrágio chegam a porto egípcio
  • Equipes ainda buscam 900 vítimas de naufrágio
  • Sobreviventes afirmam ter presenciado incêndio

    Especial
  • Veja a cronologia dos piores acidentes com navios nos últimos anos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página