Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/07/2006 - 13h16

Avião da FAB trazendo 98 brasileiros do Líbano chega ao Recife

Publicidade

DANIELA LORETO
da Folha Online

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) trazendo quase cem brasileiros vindos do Líbano aterrissou no aeroporto de Recife às 12h40 desta terça-feira.

Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o avião deve ficar cerca de três horas em solo para revisão técnica e reabastecimento e seguir para São Paulo, onde deve chegar por volta das 18h no Aeroporto Internacional de Guarulhos. De lá, o avião segue para o Rio de Janeiro.

O ministério informou que 24 brasileiros permaneceram na Turquia e preferiram voltar ao Brasil posteriormente. O avião deixou Adana, na Turquia, às 21h15 de ontem (horário de Brasília).

De acordo com o Itamaraty, há cerca de 8.000 matriculados no Consulado brasileiro em Beirute, mas há estimativas de que o total de brasileiros no Líbano é de cerca de 70 mil. A assessoria de imprensa do ministério disse não ter informações sobre uma lista de espera para deixar o país.

O ministério não forneceu previsão para um novo comboio de retirada de brasileiros do Líbano, e informou que isso dependerá do agravamento da crise na região. Segundo o Itamaraty, não havia mais brasileiros que desejavam partir no comboio e o avião partiu com lugares vazios.

A assessoria do Itamaraty rejeitou ainda a possibilidade de o governo enviar um navio à região para retirar brasileiros, como vem sendo feito pelos governos de países europeus. Segundo o ministério, a saída seria inviável porque a embarcação levaria 40 dias para chegar à região.

O ministério brasileiro das Relações Exteriores admitiu que não é possível garantir a segurança dos brasileiros que estão em áreas de risco do Líbano e tentam chegar a Beirute, já que se tratam de milhares de cidadãos e que a situação vivida na região é de crise.

Leia mais
  • Israel e Hizbollah mantêm ofensivas; fuga alcança 1 milhão
  • Brasileira revive drama de guerra em visita ao Líbano
  • Desesperado, brasileiro tenta escapar do Líbano de carro
  • Mais de 1 milhão de libaneses já abandonaram suas casas, diz ONU

    Especial
  • Veja fotos da atual onda de violência entre Israel e Líbano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página