NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Nelson de Sá
nelsonsa@uol.com.br
  24 de maio
  Como escrever para a web
 

Um grande amigo, Fernando Rodrigues, por sinal, dos mais conhecedores do teatro, ele que foi ótimo crítico e até protagonizou uma montagem do "Auto da Compadecida", enviou alguns estudos sobre como escrever melhor para a Internet. É bom para eu aprender a não ficar me metendo no blablablá do pós-modernismo, que torna qualquer texto uma confusão pedante _como no caso dos meus dois últimos, nesta seção.
A revelação mais curiosa dos estudos é que o leitor da web não lê: ele "scan", ele esquadrinha o texto em busca de palavras-chave. Daí a necessidade, quase a exigência de tantos links em hipertexto quanto possível, além de mudanças constantes nos tipos gráficos. Outras sugestões na mesma linha incluem encher o texto de listas, com tópicos marcados por bolinhas ou coisa assim, e escrever quanto menos, melhor.
Isso porque, em sua passagem mais agourenta, os mesmos estudos (Writing for the Web) apontam que a leitura na Internet é mais lenta (25%) e bem menos paciente. A sugestão é cortar o texto pela metade, em relação ao que se escreveria em papel. Lá se vai, assim, a fantasia de liberdade _de que na Internet, sem limite de espaço, seria possível escrever como nos velhos tempos, tempos de Décio de Almeida Prado e Paulo Francis, quando a crítica tinha páginas e páginas a seu dispor.
Fernando Rodrigues tratou de relativizar os tais estudos e suas normas obsessivas de escritura, que nem pretende seguir, tomando só como referência eventual. Aliás, se fosse para seguir à risca tudo o que está lá, uma crítica não passaria de uma série de frases soltas, podendo se restringir de vez às sempre questionadas, ainda que úteis, estrelas de avaliação. Vai um exemplo do que seria tal futuro negro, nesta adaptação de uma crítica ao modelo perfeito, com leitura, segundo se promete, 124% maior:
"Apocalipse 1,11" adapta o texto bíblico à degradação do Brasil contemporâneo, da TV à religião, do sexo às chacinas.
O texto, criado em improvisações dirigidas por Antônio Araújo, com dramaturgia de Fernando Bonassi, é cru e direto.
A encenação rompe a alegoria das outras peças do diretor, jogando a realidade na cara do espectador.
O público é integrado até fisicamente à apresentação, que ele segue pelas celas e corredores do presídio do Hipódromo.
O elenco, de Mariana Lima a Joelson Medeiros, tem algumas das atuações mais corajosas, das entregas mais profundas vistas no teatro.
Cotação:
Você, leitor, não cai nessa. Cai?


Leia colunas anteriores
17/5/2000 - Os patrulheiros
10/5/2000 - Eu, eu, eu
03/5/2000 - Sexo explícito
26/4/2000 - Bad boy Nietzsche
19/4/2000 -
Anti-Nelson


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.