Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2008 - 02h30

"Nem sempre ganha quem tem mais votos"; ouça correspondente em NY

da Folha Online

No dia em 4 de novembro de 2008, os eleitores dos Estados Unidos vão escolher seu novo presidente. O sistema de voto no país, chamado de colégio eleitoral, é dividido com base em sua população. Quanto mais habitantes um Estado tem, mais poderoso ele é na hora de dar seus votos a um determinado candidato.

Daniel Bergamasco, correspondente da Folha em Nova York, explica que a cada Estado é atribuído um peso em número de delegados. "O candidato que tiver mais votos naquele Estado, mesmo que seja só um, soma todo aquele peso na conta final na tabulação das eleições." Ouça outros podcasts sobre as eleições nos EUA.

Daniel Bergamasco

Para o jornalista isso significa que nem sempre ganha quem tem mais votos. "Um caso emblemático foi o de 2000, quando o Al Gore teve mais votos que o George W. Bush, mas perdeu a eleição na soma dos delegados do colégio eleitoral. É o que vale!", conta Bergamasco.

O repórter lembra ainda que o voto nos Estados Unidos não é obrigatório nem nas primárias, nem na eleição geral de 4 de novembro.

Quer ser avisado dos podcasts sobre as eleições nos EUA? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página