Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2012 - 03h30

Por que fazer tudo à mão se existe o computador?

Publicidade

KIKO MISTRORIGO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Associated Press
ORG XMIT: 014601_1.tif Cinema: os personagens Russell (à esq.), e Carl Fredricksen em cena do filme de animação "Up", da Disney/Pixar Films. *** FILE - In this file film publicity image released by Disney/Pixar Films, animated characters Russell, left, and Carl Fredricksen are shown in a scene from the film, "Up." A record 20 films have been submitted for best animated feature at the Academy Awards. As long as at least 16 films qualify, there will be five nominees in the feature-length animation category. (AP Photo/Disney/Pixar) ** NO SALES **
Cena do filme "Up", que tem imagens bem realistas

Para entender melhor a técnica do "stop motion", que, em português, significa movimento parado, experimente olhar para um carro em movimento na rua e piscar o olho seguidas vezes.

Boneco do capitão tem 250 bocas; conheça bastidores do filme

Filme tem personagens como Charles Darwin e rainha do Reino Unido

É como se o carro fosse se movendo a cada vez que você abre o olho. É assim que os animadores de "Piratas Pirados" fazem. Mexem em cada boneco ou parte do cenário e, quando está tudo pronto, fotografam. Um trabalhão. Mas por que não fazem tudo por computador? Poderiam ter imagens hiper-realistas em 3D como nos incríveis "Tintim" e "Up"!

O pessoal da Aardman (produtora de "Piratas") já chegou a fazer assim em "Por Água Abaixo". Mas preferiu o "stop motion" para "Piratas" para dar outro visual ao filme. Talvez por estar mais habituados aos bonecos animados com as mãos, com movimentos menos artificiais do que os gerados por computador. Nem sempre o que parece "perfeito" é o melhor.

Com qualquer câmera fotográfica digital ou celular, você pode fazer experiências. Tem até aplicativo para colocar as fotos em movimento. Na internet, há vários exemplos de produções simples que ficaram super legais. Não se deve fazer uma competição entre animação por computador e em "stop motion". São duas técnicas com intenções diferentes. O mais importante sempre é uma boa história que seja bem contada.

Kiko Mistrorigo é sócio da TV Pinguim, produtora do "Peixonauta" e de outras animações.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página