Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2012 - 08h00

Livro fala de pratos bizarros como fafora de formiga e queijo com larvas

Publicidade

DE SÃO PAULO

"Sabores Incríveis" é um livro sobre alimentos e alimentação. Reúne histórias, receitas, lendas, textos informativos e até adivinhas. Tudo relacionado ao universo daquilo que a gente come.

"Responda depressa/ não seja bocó/ tem no pomar/ e no seu paletó". É com esse desafio que o livrão, com cara de almanaque, começa. Depois vem parlendas, versinhos populares e brincadeiras.

Em suas páginas há ainda imagens de quadros, que mostram hábitos alimentares de antigamente e fazem paralelo com os atuais. Em uma obra do século 19, vê-se uma família sentada sobre uma toalha de piquenique. Ao lado, a foto de uma família moderna. A maior diferença está na roupa das pessoas e não no que elas comem.

Curiosidades como "o que faz a pipoca estourar?" e a origem dos chicletes adoçam a leitura. O livro explica que os homens da caverna já mascavam as cascas adocicadas de uma árvore chamada bétula e os maias e astecas conheciam uma seiva vegetal, o chictli, que era usada para limpar os dentes e refrescar o hálito.

Tem ainda seção sobre comidas bizarras. A farofa de formiga içá, por exemplo, é preparada no interior de São Paulo. Já o casu marzu é um queijo da Itália, feito com leite de ovelha e infestado de larvas.

"Sabores Incríveis"
AUTORES: Flávia Muniz e Márcia Kupstas
EDITORA: Melhoramentos
PREÇO: R$ 28

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página