Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2010 - 08h00

Política é discutida em sala de aula de maneira divertida

Publicidade

DE SÃO PAULO

Silvia Zamboni/Folhapress
Painéis feitos por alunos do colégio São Domingos
Painéis feitos por alunos do colégio São Domingos

No dia 3 de outubro, quem tem mais de 16 anos poderá votar para presidente, deputado e senador. Você ainda não tem idade suficiente, mas nem por isso precisa ficar de fora da discussão sobre as eleições.

Na Folhinha deste sábado, você confere a opinião de várias crianças sobre propaganda eleitoral e votação, além de entender melhor o que cada político faz (deputado, senador e presidente).

Nas escolas, o tema tem sido bastante discutido, e de maneiras bem diferentes. Conferimos alguns projetos de colégios paulistanos.

No Santo Américo, por exemplo, os alunos simularam [imitaram] uma votação para governador e presidente, com urna e tudo.

Nas aulas de História, estudaram os sistemas de governo, da monarquia à república. E aprenderam que a eleição não era igual antigamente. "Nem todos podiam votar e o voto não era secreto. Alguns presidentes assumiram o poder não por eleição, mas por golpes. E coronéis forçavam pessoas a votar em outros", conta Helena Zoraban, 10.

Já no colégio Santa Maria, os alunos fizeram uma simulação de voto eletrônico em computadores. Tinha mesário, secretário, e até título de eleitor!

Silvia Zamboni/Folhapress
Eleições no colégio Santa Maria
Eleições no colégio Santa Maria

No colégio Dante Alighieri, algumas aulas começam com a análise da agenda dos candidatos a presidente. E as crianças opinam sobre o que leram nos jornais ou viram na propaganda eleitoral da TV.

O terceiro ano do Dante criou partidos políticos em conjunto. Foram votados o nome do partido, o logotipo, o presidente e o vice. Entre as propostas dos candidatos, estavam preços mais baixos nas cantinas, construção de uma piscina no colégio e maior coleta de lixo.

No colégio São Domingos, as aulas de filosofia discutiram o que é política. Os alunos leram "A Revolução dos Bichos" (Companhia das Letras), livro de George Orwell que trata sobre a disputa de poder entre os animais. Além disso, pesquisaram sobre os políticos, fizeram entrevistas com os candidatos, visitaram seus comitês eleitorais, e até gravaram vídeos com os partidos que criaram.

Silvia Zamboni/Folhapress
Simulação de voto eletrônico
Simulação de voto eletrônico

Tem o Partido dos Sem Noção (com umas ideias bem maluquinhas), o Partido do Cotidiano Brasileiro (que defende a reciclagem e melhoria na educação), o Partido Garotas Sem Limite (que prega a preservação de casas antigas e o respeito à diferença) e o Partido dos Times de Futebol Brasileiro (para cada ingresso vendido, uma ação para melhorar a cidade)

Confira um dos vídeos em:

www.youtube.com/watch?v=Xv7WAZpyu30/

"Acho importante acompanhar a votação de agora porque um dia vamos votar. E temos que saber se aquele cara melhorou ou piorou a situação do país depois que foi eleito. "
JOÃO PAULO MURRAY, 10

"Vi um debate com os meus pais e vejo vídeo de políticos no YouTube. Algumas propagandas são muito estranhas, com pessoas que não sabem absolutamente nada de política. Tem Tiririca, mulher pera... A internet ajuda a pesquisar sobre os políticos."
HELENA ZORABAN, 10

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página