Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2011 - 08h00

Perto do Dia da Mentira, veja truques dos bichos para sobreviver

Publicidade

BRUNO MOLINERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Bruno Buzatto/Divulgação
Legenda: Foto de bicho pau Folhinha 2011 Bruno Buzatto/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Foto de bicho-pau

Quem nunca contou uma mentirinha na vida? Se você nunca fez isso, com certeza não é um grilo ou um polvo. É que os animais vivem em eterno Dia da Mentira, que, entre nós, humanos, é comemorado em 1º de abril.

Isso porque, entre os bichos, sobrevive aquele que tem a maior capacidade de enganar o predador (animal que captura e come a presa). O leão, por exemplo, é um grande predador de zebras.

Os cientistas dão nomes diferentes para cada uma das "mentirinhas" dos bichos. Uma delas é a camuflagem: quando um animal se mistura ao ambiente para não virar o almoço de outro bicho.

Mas alguns animais preferem se mostrar em vez de se esconder. Os cientistas chamam isso de "mimetismo": quando um bicho parece outro bem diferente.

Conheça alguns truques animais

Bicho ou pau?

O bicho-pau é craque em camuflagem. Entre os galhos das árvores, ele parece tanto um graveto que fica difícil para o predador encontrá-lo.

Glauco Machado/Divulgação
Foto de lagarta de borboleta que imita fezes de aves Folhinha 2011 Glauco Machado/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Foto de lagarta de borboleta que imita fezes de aves

Que meleca

As lagartas de algumas espécies de borboleta são habilidosas em camuflagem. Durante o dia, elas ficam paradas e parecem cocô de passarinho. Eca!

Perna curta

As esperanças, parecidas com grilos, sabem que mentira tem perna curta. Para enganar os predadores, elas imitam uma folha seca. Agora, se a farsa for descoberta, elas tiram o plano B da manga: abrem as asas, que têm um par de manchas, e ficam parecendo uma grande coruja.

Pura falsidade

O caso mais famoso de mimetismo é o da cobra falsa-coral. Ela anda por aí para todos pensarem que se trata da supervenenosa cobra-coral. Mas é só um blefe. A falsa-coral não tem veneno.

Glauco Machado/Divulgação
Foto da esperança Folhinha 2011 Glauco Machado/Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Foto da esperança

Perfume de aranha

O mimetismo também pode servir para o ataque. A aranha-boleadeira, por exemplo, solta um fio de teia e fica rodando-o como um chicote. Na ponta, uma gotinha imita o cheiro da mariposa fêmea. Aí é batata: uma mariposa macho cai na trapaça, fica presa na teia e vira o almoço da aranha.

Rei do disfarce
E quem pensa que o camaleão é o rei do disfarce não conhece o polvo. Ele consegue se camuflar na areia do fundo do mar e até imitar certos tipos de pedra.

Fontes: Felipe Toledo, professor do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Glauco Machado, professor do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo).

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página