Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2011 - 20h20

Cipis e Suppa retratam Oswald de Andrade durante a Flipinha

Publicidade

GABRIELA ROMEU
GABRIELLA MANCINI
ENVIADAS ESPECIAIS A PARATY (RJ)

Os ilustradores Marcelo Cipis e Suppa, que estão na programação da Flipinha, participaram de oficina promovida pela Folhinha nesta sexta-feira (dia 8) na Casa Folha. Eles foram desafiados a retratar Oswald de Andrade [linkar com o textinho abaixo], escritor brasileiro que é homenageado neste ano durante a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Gabriela Romeu/Folhapress
Crédito: Gabriela Romeu/Folhapress Legenda: Suppa e Marcelo Cipis fazem arte na Casa Folha
Suppa e Marcelo Cipis fazem arte na Casa Folha

E os artistas também desafiaram alunos da Escola Municipal Monsenhor Hélio Pires: que tal criar retratos a partir dos traços característicos de cada ilustrador?

O resultado foi surpreendente: as crianças misturaram a boca desenhada por Cipis e os olhos inventados por Suppa em suas criações. Já outras crianças recriaram em cima dos elementos propostos pelos ilustradores.

Há trinta anos, Cipis vem desenvolvendo e aprimorando seu estilo, facilmente reconhecido em diversas obras já publicadas. Ao longo do tempo, o ilustrador vem colecionando um repertório de elementos para seus desenhos.
São diferentes tipos de boca, olhos, nariz para criar seus personagens. "O nariz pode ser um tracinho ou ter só duas bolinhas, parece simples, mas demorei para chegar nesse estilo", diz Cipis.

Ele acaba de lançar "Ao Medo com Carinho" (ed. Larousse Júnior), livro que traz uma cidade chamada Medópolis. Lá as pessoas têm um escudo que as protegem dos mais variados tipos de medo. Quem não queria um escudo desses?

Suppa, também com um estilo bem marcado, trouxe suas referências de bocas, olhos e narizes para as crianças desenharem. "Se desenho uma criança, faço os olhos redondinhos. E, quanto mais velha for a pessoa, mais 'esticadinho' é o formato de seus olhos", exemplifica Suppa.

A autora está lançando na Flipinha "O Nariz de Anaíz" (ed. Larousse). O livro conta a história de uma menina, Anaíz, que não tirava o dedo do nariz, apesar das reclamações da imperatriz. Mas Anaíz, que sonhava em ser atriz, não desistia dessa ideia.

Gabriela Romeu/Folhapress
Crédito: Gabriela Romeu/Folhapress Legenda: Suppa e Marcelo Cipis fazem arte na Casa Folha
Suppa e Marcelo Cipis fazem arte na Casa Folha

Suppa diz que ela é mais ou menos como Anaíz (não que fique com o dedo no nariz!). É que Suppa também não desiste facilmente de seus sonhos. Foi com essa persistência que virou artista. Ilustrou o texto de muitos escritores e, pela primeira vez, publica um livro com texto e ilustrações suas.

Ao criar um retrato de Oswald de Andrade, os artistas trabalharam mais os olhos, as sobrancelhas e a boca, "elementos bem marcados no rosto do escritor", explica Cipis. Mas, claro, eles explicam: o desenho que eles fizeram rapidinho diante das crianças seria retrabalhado muito mais para ser publicado num livro.

Ao final do encontro, com desenhos nas mãos, as crianças ganharam livros das editoras FTD, Cosac Naify e Publifolha.

Sobre Oswald de Andrade

O jornalista e escritor Oswald de Andrade, homenageado da Flip deste ano, foi muito importante para o Brasil, pois ele ajudou a mudar o jeito de fazer arte no país.

Quando jovem, o autor viajou para a Europa e lá tomou contato com uma arte moderna. Voltando ao Brasil, achou a arte e o pensamento cultural no Brasil muito antiquados.

Reuniu-se com um grupo de amigos (como Mário de Andrade e Anita Malfati) que pensavam como ele e criou o movimento Modernista. Eles procuravam trazer aquelas ideias da arte europeia para o Brasil, mas dando um jeitinho brasileiro a ela, sem imitá-la.

O modernismo foi marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922, que apresentou novas ideias para literatura, poesia, escultura, entre outros.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página