Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2011 - 08h00

Garoto de 11 anos conta como é fazer parte do Circo da China

Publicidade

GABRIELLA MANCINI
DE SÃO PAULO

Fotos Divulgação
Zhang vestido de leão entre o grupo
Zhang vestido de leão entre o grupo

É a primeira vez que o chinês Zhang Rongke, 11, sai de seu país. Na mala, pijama, produtos de higiene e uma fantasia de leão. É que o garoto faz parte do Circo da China (Shenyang Acrobatic Troupe), a mais tradicional companhia de lá, com 60 anos de existência.

Ele veio ao Brasil para se apresentar com o espetáculo "Sky Mirage II", inédito por aqui, e passará por São Paulo (onde está agora), Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife e Natal.

Zhang é acrobata e faz o papel de um leão no circo. Está no grupo desde 2010, quando os pais o inscreveram em uma audição (teste). Desde então, mora com a trupe em um local onde estuda e treina (cerca de 6 horas por dia!). Os pais o visitam com frequência.

Quando não está treinando ou estudando, Zhang gosta de jogar videogame e cartas com os amigos. Na escola, divide o quarto com mais um garoto da trupe. Quando viajam em turnê, um
professor os acompanha.

Zhang, 11, durante treino
Zhang, 11, durante treino

Zhang se lembra da sua estreia no circo e garante que não ficou nervoso. "Mas evitava olhar para a plateia para não me desconcentrar dos movimentos", conta.

Além dos aplausos e da convivência com outros garotos da trupe, Zhang diz que o melhor de fazer parte do grupo é poder viajar e conhecer outras culturas.

Disse que se surpreendeu com o clima do Brasil. "Nunca imaginei ver um inverno que não parece inverno, com árvores tão verdes", conta o menino, enquanto se prepara para mais uma apresentação.

ANOTE NA AGENDA
"Sky Mirage II", com o Circo da China
Quando: até domingo (7). Quarta e quinta, às 21h30; sexta, às 22h; sábado, às 17h e às 22h, e domingo, às 16h e às 20h
Onde: Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955; tel. 0/xx/11/4003-6464)
Quanto: de R$ 50 a R$ 160

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página