Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
Conteúdo Gratuito
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2011 - 08h00

Saiba como são os testes para jogar no Corinthians e no Flamengo

Publicidade

MARTHA LOPES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se você tem um time do coração, aposto que sonha em jogar oficialmente nele. Para quem bate um bolão, esse sonho não é tão impossível. Os clubes de futebol costumam organizar as chamadas "peneiras", avaliações para testar meninos que desejam jogar no time. Os melhores são escolhidos e entram nas categorias de base.

Abaixo, saiba como clubes de São Paulo e do Rio organizam essa seleção. Mas, antes de correr para o gramado, não se esqueça de se informar, no clube, a respeito dos documentos necessários e da taxa de inscrição.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Jovens participam de peneira, em São Paulo
Jovens participam de peneira, em São Paulo

CLUBES DE SÃO PAULO

CORINTHIANS
Quem pode: meninos de 10 a 17 anos
Inscrições: devem ser feitas às segundas-feiras, no Parque São Jorge (r. São Jorge, 777), em São Paulo; de manhã, são inscritos jogadores sub-15 e sub-17, à tarde, é a vez de sub-11 e sub-13. Até o fim do ano, o clube só avaliará jogadores sub-11 e sub-13; a avaliação das outras faixas etárias será retomada em fevereiro.
Testes: a seleção é marcada por etapas, que duram de oito a doze semanas. Os melhores são escolhidos para partir para o próximo nível.

PALMEIRAS
Quem pode: meninos de 11 a 16 anos
Inscrições: os interessados devem retirar a ficha de inscrição na sede (Praça Tomás Morus, 185), em São Paulo. Depois, são convocados para os testes. As inscrições estão suspensas até a segunda quinzena de novembro.
Testes: são feitos no campo da Gere - Eletropaulo, na Vila Leopoldina. São quatro treinos, às terças e quintas. Os melhores em cada categoria são chamados para treinos junto com a equipe oficial.

SANTOS
Quem pode: meninos de 10 a 16 anos
Inscrições: o clube procura avaliar meninos em cidades menores e afastadas de São Paulo. As próximas seleções acontecerão em 29 e 30/10, em Três Pontas (MG) e Ji-Paraná (RO); em 4 e 5/11, em Esperança (PB); 6 e 7/11, em Mossoró (RN); 12 e 13/11, em Sarandi (PR), em Franca (SP) e em São Jorge do Patrocínio (PR). Os departamentos de esportes das prefeituras das cidades divulgam e organizam as inscrições, o local e o horário dos testes.
Testes: há dois tipos de avaliação, peneira e clínica. Na primeira, é promovido um jogo em que os atletas são avaliados. Na segunda, o jogo é organizado em espaço reduzido do campo. Na clínica, os jogadores também chutam a gol. O processo pode durar até três dias. Os selecionados vão treinar no campo do Santos. Neste ano, o clube bateu o recorde de avaliações: testou 20 mil atletas em todo o país.

SÃO PAULO
Seleção não é aberta ao público. O clube escolhe jogadores dentro de suas escolas.

-

CLUBES DO RIO

BOTAFOGO
Quem pode: meninos de 10 a 20 anos
Inscrições: na secretaria da sede (r. Xavier Curado, 1.705), no Rio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Testes: acontecem toda sexta, em Marechal Hermes. Candidatos participam de seis peneiras, com preparação física, coletivas, finalizações e cabeçadas.

FLAMENGO
Quem pode: meninos de 8 a 17 anos
Inscrições: acontecem na sede do Flamengo (av. Borges de Medeiros, 997, Gávea), no Rio, no Departamento de Futebol Amador, as terças, quartas e quintas, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Ainda serão avaliados neste ano os nascidos entre 1998 e 2003. Os testes voltam completos em janeiro.
Testes: são mensais e marcados, em campo no Grajaú. Há de dois a quatro treinos; o último é feito com a equipe oficial.

FLUMINENSE
Inscrições: por telefone, através do número 0/xx/21/2679-4040, as quintas e sextas, das 14h30 às 17h, ou no CTVL Xerém (av. Pastor Manuel Avelino de Souza, 852), no Rio, as quintas e sextas, das 9h às 12h.
Testes: são três dias de treino marcados no dia da inscrição.

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página