Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2011 - 13h06

Ministérios da Cultura e da Educação lançam plano de cultura nas escolas

Publicidade

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

Os ministérios da Cultura e Educação assinaram na manhã desta quinta-feira um acordo de cooperação técnica sobre políticas de cultura para a educação básica, com vigência até 2014.

Com orçamento previsto de R$ 80 milhões para a primeira etapa -- a se iniciar em fevereiro de 2012 -- o plano é integrar programas que já existem em ambas as pastas.

Serão lançados três editais pelo MinC: o "Mais Cultura nas Escolas", que selecionará projetos que promovam a integração educação e cultura, o "Agentes de Leitura", que formará 4 mil jovens entre 18 e 29 anos para percorrer casas de alunos e incentivar a leitura por toda a família, e o "Cine Educação", que fará a capacitação de professores, além da distribuição de filmes nacionais nas escolas.

Além dos editais, há projetos como o Programa Nacional de Biblioteca Escolar, que distribuirá livros e DVDs sobre arte nas escolas. Outra meta do programa é formar 10 mil professores de arte até 2014.

A maior parte do dinheiro para o programa virá do orçamento da Educação, bem maior do que o da Cultura. "Se do ponto de vista material o MEC é importante, do ponto de vista espiritual a Ana de Hollanda é ainda mais", afirmou Fernando Haddad, ministro da Educação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página