Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2012 - 09h22

Coleção Pirelli destaca mestres da fotografia no Masp

Publicidade

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Existe certa carnalidade nas fotografias que acabam de entrar para o acervo do Masp, doadas pela Pirelli. É uma presença potente da pele e do corpo, glamourizado ou ultrajado, que domina essas imagens de grandes mestres brasileiros.

Veja algumas fotografias da Coleção Pirelli

Em quase duas décadas, a coleção costuma apontar novos nomes da fotografia, mas, desta vez, decidiu turbinar o número de obras de nomes de peso que estão no acervo.

Claudia Andujar mostra uma criança ianomâmi à luz de uma clareira na oca, quase um extraterrestre luminoso no meio do negror fuliginoso da aldeia.

Rosângela Rennó exibe as nucas de prisioneiros fotografadas em estudos para determinar sinais de delinquência por exame de seus dados biométricos.

Divulgação
"Cena de Trabalho" (1947), de Pierre Verger, que retrata estivadores em Salvador
"Cena de Trabalho" (1947), de Pierre Verger, que retrata estivadores em Salvador

Numa subversão do meio, Rennó refotografa uma imagem de jornal em que sobreviventes de Hiroshima aparecem segurando fotos da cidade japonesa antes do bombardeio atômico. Ela amplia esse quadro e exibe os pontos grosseiros que compõem a foto original, expondo a pele dessa película.

Mario Cravo Neto retrata o corpo como escultura, aproximando a pele da pedra. São negros contra fundos pretos, num desfile de texturas.

Em cores saturadas, Miguel Rio Branco mostra os boxeadores de Salvador numa espécie de transe. Seus corpos avermelhados pela luz escura do ringue parecem pulsar em frequência sanguínea.

Pierre Verger e Marcel Gautherot, franceses radicados no país, surgem com grupos de trabalhadores sob olhar estrangeiro. Eles aparecem em recortes quase geométricos, pele escura e vestes claras contra o céu sobre o mar.

Noutro registro, Otto Stupakoff clica belas mulheres em poses de estatuária clássica para editoriais de moda. A dor passa ao largo dessas imagens em que a forma humana vira objeto de desejo o contraponto aos índios e detentos de Andujar e Rennó.

COLEÇÃO PIRELLI/MASP
QUANDO abre hoje; de ter. a dom., 11h às 18h; qui. até 20h; até 6/5
ONDE Masp (av. Paulista, 1.578; tel. 0/xx/11/3251-5644)
QUANTO R$15 (grátis às terças)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página