Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2012 - 11h51

Festival de Tribeca chega à 2ª década ampliando horizontes

Publicidade

DA REUTERS

O Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, começa nesta semana, dando mais ênfase aos filmes estrangeiros em competição, com astros como Justin Bieber no tapete vermelho e uma programação geral mais ampla, marcando o início da segunda década do evento.

O festival foi criado pelo ator Robert De Niro, entre outros, com a intenção de revitalizar Manhattan após os atentados de 11 de setembro de 2001, e desde então se tornou um dos maiores dos EUA.

A edição deste ano começa na quarta-feira com uma grande comédia de Hollywood, "The Five-Year Engagement", com Jason Segel e Emily Blunt.

Mas a ênfase do festival, que vai até 29 de abril, é principalmente no cinema independente. Dos quase 6.000 filme inscritos, o evento apresentará 89 longas, sendo 57 ficções e 32 documentários, dos quais 50 são estreias mundiais.

Metade da seleção dos 12 longas de ficção em competição é composta de filmes estrangeiros, como o israelense "Yossi", sobre um gay enrustido em Tel-Aviv, que abre a competição, e "The Girl", produção EUA-México com Abbie Cornish no papel de uma mãe solteira do Texas que ajuda imigrantes a cruzarem a fronteira.

Associated Press/Divulgação Tribeca Film Festival
Cena do filme "The Girl", um dos selecionados para competição no Festival de Tribeca
Cena do filme "The Girl", um dos selecionados para competição no Festival de Tribeca

"War Witch", rodado inteiramente no Congo, conta a história horripilante de uma menina cuja aldeia é invadida por rebeldes.

A competição de documentários será aberta por "The World Before Her", que traça um paralelo entre as participantes do concurso Miss Índia e de um acampamento fundamentalista hindu para meninas.

Geoff Gilmore, diretor de criação do festival, disse que a programação reflete uma maior abrangência geográfica, em vez da habitual seleção centrada em filmes europeus. Ele disse que, nas dez edições anteriores, "houve às vezes uma falta de consistência, e acho que uma das coisas que você procura é o tipo de descoberta e diversidade que temos na programação deste ano".

Por outro lado, o festival busca um equilíbrio colocando na programação astros hollywoodianos que atraem a atenção do público, mas sem exageros. Segundo Gilmore, "se (as celebridades) forem o único gancho, aí você se meteu numa ladeira escorregadia".

Neste ano, Tribeca homenageia Justin Bieber como um inovador no uso da tecnologia para alcançar grandes públicos. Outros astros esperados são James Franco, Olivia Wilde, Chris Rock, Tony Bennett, Kristen Wiig, Rob Lowe e Jason Sudeikis.

Nas telas, outras atrações incluem as ficções "While We Were Here", com Kate Bosworth, "Trishna", de Michael Winterbottom, "First Winter", sobre nova-iorquinos modernos confinados em uma remota fazenda, e a animação "Consuming Spirits", que levou 15 anos para ser feita.

Entre os documentários, há temas tão variados quanto o beisebol ("Knuckleball!") é a ópera "Wagner's Dream".

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página