Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2012 - 08h49

Com público seleto, festival de HQ começa hoje em SP

Publicidade

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

O Quantacon, festival de quadrinhos que estreia neste final de semana em São Paulo, leva no nome o "con" de "convenção" --sufixo popularizado por eventos da área, a exemplo da tradicional San Diego Comic-Con.

À diferença do festival americano e de seus semelhantes, porém, o Quantacon não reunirá dezenas de milhares de aficionados do gênero em uma festa homérica marcada por filas extensas e aparições de celebridades.

Pensado com proposta diversa, o festival paulistano deve distribuir seus cerca de 800 inscritos em palestras de até 40 participantes.

"Isso deixa as pessoas mais próximas", afirma Marcelo Campos, proprietário e diretor da escola de desenho Quanta, que organiza e patrocina o evento gratuito. O quadrinista Rafael Coutinho ("Cachalote") --ex-aluno-- atuou no planejamento.

O diretor adianta que o evento não é "inédito", no sentido de que os festivais de quadrinhos são comuns em diversas cidades brasileiras, incluindo São Paulo.

No caso da capital paulista, Campos nota que "geralmente os eventos são mais comerciais". É o caso de festivais mais pautados por estandes de editoras e venda de gibis do que por discussões de temas pertinentes à área.

O Rio, por outro lado, ressuscitou recentemente o Rio Comicon, trazendo graúdos, como o artista italiano Milo Manara ("Clic") em 2010.

Belo Horizonte mantém a tradição do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), também marcado por debates. Mas em outras dimensões: 150 mil participantes em 2011.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Marcelo Campos, idealizador do Quantacon
Marcelo Campos, idealizador do Quantacon

LAERTE

O Quantacon reúne quadrinistas com propostas que vão da "construção da cidade enquanto espaço primordial da narrativa" até uma aula-demonstração com Danilo Beyruth ("Necronauta").
Devem participar do evento, entre outros, Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Albuquerque e Rafael Grampá.

Laerte, que é cartunista da Folha, é uma das estrelas do evento. Campos conta que o debate de que esse artista participa, sobre o humor, foi o primeiro a esgotar, no dia em que foi anunciado.

Hoje, às 23h, artistas e fãs devem ir à comemoração do Quantacon, no Clube Berlin (r. Cônego Vicente Miguel Marino, 85; 0/xx/11/3392-4594; entrada a R$ 20).

QUANTACON
QUANDO: no sábado (21) e no domingo (22), das 10h às 21h
ONDE: r. Dr. José de Queirós Aranha, 246; tel. 0/xx/11/3214-0553
QUANTO: gratuito
Classificação livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página