Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2012 - 12h32

Pintura roubada de museu em Zurique é recuperada

Publicidade

DA REUTERS

Um dos quatro quadros roubados a mão armada de um museu suíço há quatro anos, em um dos maiores assaltos envolvendo obras de arte, foi devolvido para Zurique, informou o procurador público da cidade nesta sexta-feira. Com essa devolução, todas as pinturas agora foram recuperadas.

A pintura feita por Edgar Degas, considerado um dos fundadores do impressionismo, foi devolvida há alguns meses, mas a informação não foi divulgada para evitar comprometer os esforços para recuperar outra pintura, de Paul Cézanne, que ainda estava desaparecida na época.

A polícia sérvia disse que tinha recuperado a tela "O Menino de Colete Vermelho", de Cézanne, no início de abril. A obra é avaliada em US$ 109 milhões.

Quatro homens foram presos na Sérvia em conexão com o roubo, informou o escritório do procurador do Estado em Zurique.

Em uma entrevista coletiva em Belgrado, Miljko Radisavljevic, procurador especial para crimes organizados, disse que os suspeitos queriam vender o quadro, encontrado no painel da porta de um carro, por apenas 3,5 milhões de euros.

Duas outras pinturas já tinham sido devolvidas aos proprietários após uma investigação de quatro anos envolvendo a polícia de Zurique especializada em crime organizado e as autoridades sérvias.

Em outubro passado, a polícia sérvia recuperou dois quadros de Pablo Picasso --"Cabeça de Cavalo" e "Copo e Jarra"-- furtados em 2008 de uma galeria na cidade suíça de Pfaeffikon, perto de Zurique.

France Presse/Divulgação
Reprodução da tela "O Menino de Colete Vermelho", de Paul Cézanne
Reprodução da tela "O Menino de Colete Vermelho", de Paul Cézanne
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página