Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2012 - 08h10

Sónar preserva seu instinto de vanguarda

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Sónar SP, outro megafestival que ocupa a cidade na sexta (11) e no sábado (12) com cerca de 50 atrações, vai levar ao Anhembi grandes nomes como Kraftwerk, Cee Lo Green e Justice.

Mas, se é para fazer jus à fama de vanguarda e de "música avançada" que são a vocação do evento importado da Espanha, o certo é dizer: o Sónar SP apresenta a banda-projeto Totally Enormous Extinct Dinosaurs e outras 49.

O nome parece ridículo, mas é para ser assim mesmo. "Ele é ridículo", enfatiza o inglês Orlando Higginbottom, 28, um dos nomes mais festejados da cena musical britânica e, ainda, nenhum álbum lançado ("Trouble", sua estreia, sai em junho).

"Esse foi o propósito. Totally Enormous Extinct Dinosaurs apareceu do nada na minha cabeça, não tenho nem que inventar uma justificativa. Na verdade, o que eu menos queria era um nome 'cool', desses de banda."

Totally Enormous Extinct Dinousaurs pode parecer um batismo bizarro, na linha The Doors, Paralamas do Sucesso, Smashing Pumpkins. Mas ele também pode ser visto como um nome inspirado.

Primeiro porque todo o gigantismo, a selvageria e o plural desembocam em um garoto só, franzino e delicado. Depois porque "dinossauro extinto" é tudo o que o som de Higginbottom, moderno e hoje bem vivo, não é.

Espécie de pós-dubstep, supereletrônico com flertes no indie e na house, é difícil ligar a sua sonoridade a uma definição. "Meu som é dance music", facilita ele.

A entrevista ocorreu por Skype, a pedido do "Dinossauro Júnior", levando em consideração que ele tocará no mesmo festival que seu bisavô eletrodinossáurico, o grupo alemão Kraftwerk.

"O Kraftwerk é mais moderno que 95% dos grupos da cena eletrônica hoje", falou, à Folha, direto do computador em que compõe.

Stephanie Sian Smith/Divulgação
O inglês Orlando Higginbottom, da banda experimental TEED
O inglês Orlando Higginbottom, da banda experimental TEED

BOM MOÇO

Às custas de alguns grandes singles, Orlando Higginbottom construiu uma boa reputação na cena inglesa em 2011, ao ser chamado para tocar no revelador festival South by Southwest e para fazer remixes para artistas pop como Lady Gaga e Katy Perry.

"Elas me escolheram para remixar. Mas nunca me ligaram para dizer se gostaram ou não", contou.

"Estou ansioso por tocar no Brasil, mais pela fama de ter pessoas musicalmente animadas do que por saber algo do país. O único contato que eu tive com o Brasil foi indo ver o DJ Marky tocar drum'n'bass", disse. "O que eu espero de São Paulo é que o tempo aí esteja quente."

O show do Dinosaurs é também visualmente interessante. A mesa de Higginbottom não se resume a duas picapes e um mixer. É uma verdadeira estação de trabalho, em que existe ainda um sampleador, uma bateria eletrônica e um teclado. "Às vezes levo um sax também", completa. E manipula as luzes. E pilota efeitos do microfone para sua voz deliciosa.

Orlando ainda se apresenta montado em personagens. No show, ele pode surgir vestido como um índio, um extraterrestre e, claro, um dinossauro. "Com um nome assim, pensei em roupas chamativas para tornar tudo mais divertido ainda. Eu e minha mãe fizemos a primeira vestimenta. Agora amigos estilistas me vestem."

O Totally Enormous Extinct Dinosaurs toca no sábado, no palco SonarVillage, e às 4h da manhã do domingo.

SÓNAR
QUANDO: sexta (11), às 20h, e sábado (12), às 16h
ONDE: Parque Anhembi (rua Olavo Fontoura, 1.209, tel. 0/xx/11/2226-0400)
QUANTO: as entradas inteiras têm preços de R$ 250 a R$ 450 (passaporte para os dois dias); venda de ingressos na bilheteria do evento
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

Editoria de Arte/Folhapress
A NOVA ONDA DO SÓNAR SP Confira o que vai rolar de mais vanguardista no festival
A NOVA ONDA DO SÓNAR SP Confira o que vai rolar de mais vanguardista no festival
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página