Publicidade
Publicidade
Afghan Whigs e Wilco abrem o Primavera Sound com shows excelentes
Publicidade
RODRIGO LEVINO
ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA, ESPANHA
O festival Primavera Sound, em Barcelona, na Espanha, abriu oficialmente a sua programação na tarde desta quinta-feira (31).
Ate sábado, mais de 130 bandas se apresentarão em oito palcos de variados tamanhos, todos a beira mar, no Parc del Fórum.
Conhecido por ser um dos festivais europeus que mais atraem brasileiros --a produção estima que 10% do publico total de 70 mil pessoas venha do Brasil-- o evento teve como destaques na primeira noite um dos primeiros shows da turnê de volta do Afghan Whigs. Além de boas performances de Wilco, do duo The XX e do grupo britânico Spiritualized.
VOLTA EM GRANDE ESTILO
Inaugurando a seqüência de concertos do palco San Miguel, o maior, o Afghan Whigs fez um show arrebatador no começo da noite. Liderada por Greg Dulli, a banda americana que funde rock e soul music ganhou a plateia com o peso de suas guitarras e a voz potente do vocalista.
O show, o quinto da banda este ano, teve no repertório canções como "Crime Scene", "I'm Her Slave", "Crazy" e a recente "See and Don't See".
Em uma apresentação de uma hora, mostraram a falta que fizeram longe dos palcos nos últimos seis anos.
Na sequência, foi a vez dos também americanos do Wilco subirem a palco. Com uma longa relação estabelecida com o publico de Barcelona, a banda tocou como se estivesse em casa.
Jeff Tweedy e Neils Cine, vocalista e guitarrista do grupo, comandaram um espetáculo impecável.
Músicos apurados, executaram suas canções --como "Impossible Germany" e "Jesus etc."-- com maestria, apresentando versões mais pesadas, sem abrir mãos de riffs e solos repisados nos ouvidos dos fãs. Saíram ovacionados e sob gritos de "olê, olê, olê".
DEPRESSÃO E EUFORIA
No Palco Mini --que não se perca pelo nome, pois é o segundo maior-- o The XX apresentou para uma platéia atenciosa a sua música eletrônica lo-profile e, porque nao, deprimida e soturna. Apesar disso, dançante em alguns momentos.
Quase ao fim do show, que durou pouco mais de um hora, o publico começou a deixar o local; estavam interessados na performance dos escoceses do Franz Ferdinand, de tumultuada lembrança por show recente no Brasil.
Para uma platéia menor que a do XX mas atenciosa, o Spiritualized de Jason Pierce arrebentou no palco. Orquestral, com inclinações para a música gospel, a banda fez um concerto crescente, que terminou cartático graças principalmente a musicas do disco "Ladies and Gentleman We Are Floating In Space", clássico indie.
Foi, como costumam ser as noites de grandes festivais, uma seqüência exaustiva que terminou no meio da madrugada de sexta-feira (horário local).
Mas bastava ver o publico visivelmente satisfeito em cada um dos shows, e na saída, para perceber que valeu bastante a pena.
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice