Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2012 - 15h48

Busto de Rodin roubado há 13 anos é encontrado na França

Publicidade

DA REUTERS

Um busto de bronze de Auguste Rodin, feito pela escultora Camille Claudel, foi encontrado em uma loja de antiguidades perto de Lyon, na França, após ter sido roubado 13 anos atrás, levando dois homens à prisão, disse a polícia.

O busto de oito quilos, que é avaliado em aproximadamente 1 milhão de euros (US$ 1,25 milhão, foi descoberto no sábado durante uma investigação policial de uma série de roubos na região.

A relação entre os dois escultores é considerada uma das mais frutíferas artisticamente e um dos casos amorosos mais apaixonados da virada do século.

Rodin e Claudel produziram várias esculturas um do outro.

Um traficante de antiguidades foi flagrado carregando sua van com um objeto suspeito e foi preso no dia 19/9 em Montbrisson, 60 quilômetros a leste de Lyon.

Descobriu-se que o objeto era o busto de Rodin, que foi roubado em 1999 do museu Gueret, perto de Clermont Ferrand, na região central da França.

A investigação judicial foi aberta pela promotoria pública de Lyon para determinar como os homens conseguiram obter a obra de arte. A polícia não deu detalhes do segundo suspeito que foi detido.

Marina Lang - 28.set.11/Folhapress
Reprodução da escultura "O Pensador", de Rodin, diante do Congresso Nacional, em Buenos Aires
Reprodução da escultura "O Pensador", de Rodin, diante do Congresso Nacional, em Buenos Aires
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página