Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2012 - 05h27

Mostra celebra parceria do Anima Mundi com o Oscar

Publicidade

DO RIO

No ano em que o curta vencedor do júri profissional do Anima Mundi passará a integrar a pré-seleção dos indicados ao Oscar, o festival brasileiro de animação celebra sua parceria com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood promovendo uma retrospectiva intitulada Think Oscar!.

A mostra, que começa hoje no Rio e será exibida em São Paulo no próximo dia 29, é dividida em quatro sessões.

Cada uma delas vai de curtas animados que levaram a estatueta até os que concorreram, mas não ganharam --e alguns que, apesar de sua qualidade, não ficaram entre os indicados finais.

Quem frequenta o festival vai reconhecer velhos favoritos, como o belo e terno holandês "Father and Daughter" (vencedor do Oscar em 2001, exibido no Anima Mundi no mesmo ano) e o japonês "Tsumiki no Ie" ("A Casa de Pequenos Cubos"), que passou no festival em 2008 e venceu o prêmio da Academia no ano seguinte.

Divulgação
Cena de "Father and Daughter"
Cena de "Father and Daughter"

Há também ganhadores mais antigos, como o americano "Frank Film" (1974) e o divertido inglês "Bob's Birthday" (1995).

Na lista dos que concorreram, mas não levaram, destaque para o cômico canadense "The Cat Came Back". A produção sobre um homem que tenta se livrar de um gato amarelo perdeu para "Tin Toy", um dos primeiros curtas da Pixar, em 1989.

Os fanáticos por Beatles podem correr para outro canadense indicado. "I Met the Walrus", de Josh Raskin, ilustra uma conversa real de John Lennon com um garoto de 14 anos, em 1969.

Think Oscar!
QUANDO de hoje (16) a 22/7, no Rio; dia 29, em São Paulo
ONDE Cine Odeon e Centro Cultural Banco do Brasil (Rio); e Memorial da América Latina (SP); veja programação completa em www.animamundi.com.br
QUANTO R$ 8
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página