Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2012 - 06h02

Curta "O Afinador" representa o Brasil na seleção oficial de Veneza

Publicidade

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

A missão de representar o Brasil na seleção oficial do Festival de Cinema de Veneza está a cargo do curta-metragem "O Afinador", dos diretores paulistas Fernando Camargo e Matheus Parizi.

Festival de Veneza ganha aspecto mais comercial para enfrentar concorrência

O filme de 15 minutos custou R$ 60 mil de recursos próprios da dupla de diretores e integra a mostra Orizzonti ("Horizontes"), que é composta por novos cineastas.

Outro curta brasileiro, "Porn Karaokê", estará em Veneza, mas em uma mostra paralela ao circuito oficial.

O filme de Camargo e Parizi conta a história de um afinador de pianos (Lui Seixas) que trabalha na oficina do pai e deseja se tornar um pianista famoso.

Marcelo Tomasini/Divulgação
Maria (Sandra Corveloni) e Paulo (Lui Seixas) em cena do curta "O Afinador"
Maria (Sandra Corveloni) e Paulo (Lui Seixas) em cena do curta "O Afinador"

"É uma profissão antiga passada de pai para filho. Procuramos uma loja no Belenzinho, que é um bairro diferente em São Paulo, onde as pessoas se conhecem", explica Camargo, que teve a ideia do argumento após uma crise com a profissão.

Apesar de o curta ter sido "feito na garra", como costuma dizer Parizi, ele tem Sandra Corveloni, melhor atriz no Festival de Cannes de 2008 por "Linha de Passe".

"A gente tinha um orçamento pequeno e até ficou com vergonha de falar quanto poderíamos pagar", confessa Camargo. "Mas ela falou que gostou da história e da personagem. Sandra acreditou no projeto."

Os brasileiros chegam a Veneza em 2 de setembro e o curta será exibido, pela primeira vez, no dia 6.

Os cinéfilos também poderão acompanhar pela Internet. Haverá exibição simultânea on-line --ao custo de cerca R$ 10-- dos filmes da mostra "Horizontes" no site do festival (www.labiennale.org ).

"Estar em Veneza traz uma sensação boa e demonstra se tratar de uma curadoria séria, que reúne filmes que experimentam", diz Parizi.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página