Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2012 - 04h46

Encontro em São Paulo celebra viola cabocla

Publicidade

LUCAS VERZOLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de 40 pessoas acompanharam ontem o 1º Sarau Paulista de Viola Cabocla, idealizado e organizado pelo professor da FEA-USP Decio Zylberstajn com o propósito de reunir entusiastas da música de raiz e divulgar esse estilo.

O evento aconteceu na Casa da Cultura Carlos e Diva Pinho - Funcadi, no bairro paulistano do Pacaembru, espaço fundado pela professora aposentada da USP Diva Pinho para ser o braço cultural do departamento de economia da FEA.

Para abrir a noite, Roseblue Zylberstajn, mulher de Decio, leu trecho de um texto de Inezita Barroso sobre a importância da viola como o mote do encontro. Estava programada em seguida a apresentação do maestro da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Rui Torneze, mas, por motivos de saúde, ele não pôde comparecer. Para substituí-lo, seu filho Lucas Torneze foi convidado por Decio e contou causos sobre a viola, além de tocar três canções, inclusive uma de sua composição, "Caminho do Céu."

Em seguida, a folclorista e musicista Simone Sperança subiu ao palco para falar sobre a figura do dueto na música caipira e tocou composições de Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco e Cascatinha e Inhana, acompanhada do violeiro Carlos Magno e de sua mãe, Neusa Sperança.

O público presente foi estimulado a contar causos e apresentar poesias, contudo se mostrou tímido e apenas um voluntário fez uma leitura.

Por fim, foi a vez de Decio e Roseblue Zylberstajn incorporarem a dupla Vereda Violeira - nome artístico com o qual gravaram um CD - e tocaram quatro músicas, finalizando o encontro com a apresentação de "Luar do Sertão", de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco, que foi cantada por quase todos os presentes. Foi um final bonito para uma noite agradável.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página