Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2012 - 06h11

Primeiro álbum da Banda Uó é remix pop do que toca no rádio

Publicidade

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Qualquer gênero musical que faça parte da atual programação das rádios populares está no campo de interesses da Banda Uó. E, agora, compõe o eclético cardápio de "Motel", álbum de estreia do trio goiano que começa a ser vendido hoje no iTunes.

Mas entenda bem: não é que eles usem axé, forró, sertanejo, pop, funk carioca, rap e tecnobrega como inspiração para compor um som novo, particular, reprocessado -como fazem, por exemplo, seus colegas (e também empresários) do Bonde do Rolê.

Não. O que a Uó cria é justamente axé, forró, sertanejo, pop, funk carioca, rap e tecnobrega. Sem reinvenções.

Qual é a graça, então?

A graça está na contradição entre som e imagem --e na ironia que eclode disso.

Adriano Vizoni/Folhapress
Os vocalistas goianos Candy Mel, Mateus Carrilho e Davi Sabbag, que formam a banda Uó
Os vocalistas goianos Candy Mel, Mateus Carrilho e Davi Sabbag, que formam a banda Uó

É que, quando cantados no clima de "boy band hipster" da banda Uó --o visual é meio "Glee" (a série de TV), meio "Cassino do Chacrinha"--, qualquer desses gêneros parece estar sendo analisado, comentado, criticado.

"Crítica nada! A gente gosta de verdade dessas músicas", diz o vocalista e produtor musical Davi Sabbag, 23, coautor das bases eletrônicas sobre as quais o trio canta.

"A gente era do rock alternativo. Mas fomos engrenando musicalmente e quebramos preconceitos", diz o vocalista Mateus Carrilho, 23.

"Fomos ouvir o que nossos pais gostam, como 'É o Amor' [de Zezé Di Camargo & Luciano]. Mais amadurecidos culturalmente, percebemos como essas letras são ricas."

Fizeram, eles mesmos, letras igualmente ricas. Nelas, chegam a citar personagens reais desse repertório matriz.

"E eu ainda te queria aqui do meu lado/ Mas você me abandonou e me deixou pra baixo/ Fugiu com o dançarino do cantor Leonardo", diz o forró sertanejo "Chorei".

"Show da Rita" é um rap, em que os presidiários cantam para a musa Rita Cadillac. Há ainda menções a Alcione, Seu Jorge, ao universo do axé e, mais do que tudo, à nova música paraense.

"Mas é tecnobrega já popeado", diz Candy Mel, 21, terceira voz da Uó. "É como se a gente fosse um portal que pudesse levar esse tipo de música para um público que, por preconceito, não escutaria."

A banda nasceu há ano e meio para divulgar uma festa em Goiânia. Estourou clipe pela internet e, na sequência, venceu o VMB, da MTV.

"Goiânia ficou pequena para a gente e viemos morar em São Paulo", diz Davi. "Estamos aqui para ganhar. Não quero que pensem que estamos de brincadeira só porque nossa música é divertida."

"Motel" tem show de lançamento na quinta, no Cine Joia (pça. Carlos Gomes, 82, tel. 0/xx/11/3231 -3705).

MOTEL
ARTISTA Banda Uó
LANÇAMENTO Deck Disc
QUANTO US$ 9,99, no iTunes

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página