Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2012 - 20h35

Rio Comicon cancela edição deste ano por falta de recursos

Publicidade

DE SÃO PAULO

Uma má notícia para os fãs de gibis: a orga­ni­za­ção da Rio Comicon, festival anual de quadrinhos, comu­ni­cou na última quinta (27) que não irá rea­li­zar a edi­ção deste ano, pre­vista para acon­te­cer em outu­bro. Segundo uma men­sa­gem pos­tada no Facebook, o encon­tro foi adi­ado para 2013.

A organização do evento, realizada pela Casa 21, informa que houveram problemas na captação de patrocínios. Além disso, o mês escolhido coincidiria com as eleições municipais e, com a mudança de gestão, as verbas municipais para a realização da feira foram cortadas. O evento é um dos mais impor­tan­tes dos qua­dri­nhos do Brasil.

"Este ano, não con­se­gui­mos reno­var o con­trato com o patro­ci­na­dor das duas pri­mei­ras edi­ções do evento e os inves­ti­men­tos cul­tu­rais, em ano elei­to­ral, sofrem seve­ras redu­ções, sobre­tudo, para fes­ti­vais jovens como é o caso do Rio Comicon", disse o comu­ni­cado. "Nas duas pri­mei­ras edi­ções do Rio Comicon assu­mi­mos parte dos cus­tos do fes­ti­val com recur­sos finan­cei­ros pró­prios. Desta vez, isto não será possível."

Em sua primeira edição, a Rio Comicon recebeu convidados consagrados e novos talentos do Brasil e do exterior, como Milo Manara, Kevin O' Neill, Melinda Gebbie, Paul Gravett, Killofer, Patricia Breccia, Mauricio de Sousa, Ziraldo, Angeli, Laerte, Lourenço Mutarelli, Fábio Zimbres, Rafael Grampá, Fábio Moon e Gabriel Bá, Rafael Sica e Allan Sieber.

No Twitter, diver­sos usuá­rios mani­fes­ta­ram apoio --e tris­teza-- com o adi­a­mento do evento. O fes­ti­val ainda não tem uma data marcada em 2013.

Veja comunicado na íntegra

*

Comunicado ao público

A ter­ceira edi­ção do Rio Comicon, pre­vista, ini­ci­al­mente, para acon­te­cer em outu­bro deste ano, foi adi­ada para 2013.

Este ano, não con­se­gui­mos reno­var o con­trato com o patro­ci­na­dor das duas pri­mei­ras edi­ções do evento e os inves­ti­men­tos cul­tu­rais, em ano elei­to­ral, sofrem seve­ras redu­ções, sobre­tudo, para fes­ti­vais jovens como é o caso do Rio Comicon. Insistimos no pro­cesso de cap­ta­ção de recur­sos para a rea­li­za­ção do evento, muito além dos pra­zos acei­tá­veis pelo nosso público.

Sempre sou­be­mos que pro­du­zir qua­dri­nhos ou orga­ni­zar even­tos do gênero exige um esforço redo­brado dos ato­res envol­vi­dos nes­sas pro­du­ções. Nas duas pri­mei­ras edi­ções do Rio Comicon assu­mi­mos parte dos cus­tos do fes­ti­val com recur­sos finan­cei­ros pró­prios. Desta vez, isto não será possível.

Lamentamos, porém segui­mos com os nos­sos esfor­ços no intuito de via­bi­li­zar o fes­ti­val em 2013. Tão logo tenha­mos novi­da­des, vol­ta­re­mos a infor­mar o público, que sem­pre nos apoiou desde a pri­meira hora, o que só com­prova que a demanda por even­tos como o Rio Comicon é enorme em nosso país.

Atenciosamente,
Rio Comicon

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página