Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2012 - 03h40

Gravações de 'Love Me Do' reuniram três bateristas

Publicidade

THALES DE MENEZES
EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Beatlemaníaco adora descobrir se uma determinada canção da parceria Lennon & McCartney foi escrita por um ou pelo outro. Algumas ainda despertam polêmicas, mas não é o caso de "Love Me Do".

Há 50 anos James Bond ganhava os cinemas e 'Love Me Do' chegava às paradas

A faixa do lado A do primeiro compacto simples dos Beatles foi escrita por Paul McCartney em 1958. Um tempo depois, John Lennon incluiu versos.

A banda gravou a música em três sessões de estúdio distintas em 1962, entre junho e setembro.

A primeira contou com Pete Best na bateria. Ele seria em seguida dispensado do grupo e condenado a figurar no folclore do rock como "o sujeito com menos sorte do mundo".

No dia 4 de setembro, Ringo Starr já era o quarto beatle. Seu desempenho pífio na bateria foi duramente reprovado pelo produtor George Martin.

Na semana seguinte, a banda voltou ao estúdio, no dia 11, com Ringo tocando pandeiro e deixando a bateria para o músico de estúdio Andy White.

Embora Martin não tenha ido ao estúdio no dia da terceira gravação, ele gostou mais de White.

Apesar da pressão de Martin ter ameaçado a vaga de Ringo nos Beatles, a versão lançada em disco no dia 5 de outubro é aquela registrada pela formação definitiva do quarteto.

Em prensagens posteriores do compacto de "Love Me Do" e no álbum "Please Please Me", estreia dos Beatles em LP que saiu no dia 22 de março de 1963, a versão é a gravada com Andy White.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página