Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2012 - 05h09

Mostra de mestres impressionistas termina em São Paulo

Publicidade

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Quem tentou evitar as filas de até quatro horas para ver as obras-primas impressionistas do Museu d'Orsay no Centro Cultural Banco do Brasil paulistano tem hoje a última chance de ver a mostra.

Depois de ficar aberto da madrugada de sexta para sábado, o CCBB fecha as portas às 20h deste domingo de eleições municipais no país.

Uma das mostras mais visitadas do ano, "Impressionismo: Paris e a Modernidade" havia levado 300 mil pessoas ao centro cultural até a última quinta. A média de 5.552 visitas por dia é a maior já registrada pelo CCBB.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Público observa "Le Fifre", tela de Edouard Manet no CCBB
Público observa "Le Fifre", tela de Edouard Manet no CCBB

Os números batem os de outras mostras badaladas que passaram por São Paulo neste ano, como a de Caravaggio, que levou 185 mil pessoas ao Masp, média de 3.500 por dia.

Tanto alvoroço se justifica talvez pela vinda ao país de obras de peso do acervo do Museu d'Orsay, em Paris.

Na mostra, estão peças chave do movimento que mudou para sempre a pintura, de meados do século 19 para o começo do século 20.

Há desde um autorretrato e naturezas-mortas do realista Gustave Courbet aos experimentos cromáticos mais ousados de artistas como Paul Gauguin e Georges Seurat.

Entre as obras que ajudam a entender a dimensão do movimento e seu impacto na cultura visual estão a representação da estação Saint Lazare, tela de Monet, o famoso tocador de pífaro, de Manet (foto acima), e um autorretrato de Paul Cézanne sobre fundo rosa.

Degas, com suas bailarinas, Renoir, com seus retratos vaporosos e as visões de uma Paris em festa nas obras de Toulouse-Lautrec também estão nesse amplo conjunto.

Depois de dois meses em São Paulo, a mostra segue para o CCBB do Rio, com abertura no dia 22 de outubro.

IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE
QUANDO hoje, das 10h às 20h
ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 0/xx/11/3113-3651)
QUANTO grátis

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página