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11/10/2012 - 06h34

Conteúdo exclusivo para internet ganha força em feira de TV

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RODRIGO RUSSO
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Os negócios voltados ao segmento digital ganham cada vez mais força no mercado internacional de televisão, como fica claro na edição 2012 da Mipcom, a maior feira voltada para TV no mundo, que se encerra nesta quinta (11).

A Netflix, que oferece filmes e séries pela internet, aproveitou o encontro para divulgar o lançamento da primeira série feita exclusivamente para a plataforma.

A primeira temporada de "House of Cards" será exibida pela Netflix nos Estados Unidos a partir de janeiro. A série conta com grandes nomes para atrair o público: o protagonista será o ator Kevin Spacey e a direção é assinada por David Fincher ("A Rede Social" e "Clube da Luta").

As discussões sobre negócios na plataforma digital foram recorrentes na programação de palestras da Mipcom, que em edições anteriores conferia mais espaço para o debate da tecnologia 3D e da interação entre a televisão e outras mídias.

A palestra mais disputada nesta edição foi a de Robert Kyncl, vice-presidente e diretor mundial de conteúdo do Google/YouTube.

Kyncl apresentou os mais recentes dados sobre o site que hospeda vídeos: são 800 milhões de usuários por mês, consumindo 4 bilhões de horas de conteúdo.

O executivo mostrou a série digital "H+", feita pelo estúdio Warner Bros. e produzida por Bryan Singer (diretor de "Os Suspeitos" e "X-Men: O Filme"), e distribuída exclusivamente pelo YouTube.

"Primeiro saímos da transmissão em TV aberta para a TV a cabo. Agora, estamos migrando do cabo para o digital", afirmou Kyncl, que defendeu o formato de anúncios opcionais usado pelo site como um atrativo para os produtores em relação à concorrência.

A FremantleMedia, uma das maiores empresas distribuidoras de formato no mundo, anunciou durante a feira que já conta com 90 canais no YouTube, tornando-se líder no mercado de mídia em presença na plataforma.

A Endemol, sua grande concorrente, também apresentou o lançamento de novos canais específicos para o site na Europa.

NOVIDADES

Jason Kilar, diretor-executivo do Hulu, serviço de locação de filmes e séries que tem uma versão paga e outra gratuita, afirmou em Cannes que sua empresa gastará US$ 500 milhões com aquisição de conteúdo neste ano.

O executivo também anunciou o lançamento de "The Wrong Mans", coprodução entre o Hulu e a BBC Worldwide Americas, confirmando a tendência de investimentos em produção original para as plataformas digitais.

"Não vemos mais a TV como um aparelho", afirmou Bruce Rosenblum, presidente da área de televisão da Warner Bros.. Para ele, o surgimento de Netflix, Hulu, YouTube e LoveFilm, da Amazon, faz com que a programação de TV chegue a um número "nunca antes visto" de pessoas no mundo.

Rosenblum ressalva que ainda é preciso trabalhar em uma forma de quantificar melhor a audiência vinda da internet. A Fremantle pondera que, apesar da relevância do mercado digital, as receitas da área ainda são pequenas em relação à TV aberta.

 

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