Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2012 - 08h00

Cia. Sociedade Masculina dança inspirada por fotos de Sebastião Salgado

Publicidade

ALBERTO PEREIRA JR.
DE SÃO PAULO

A coreógrafa suíça Joëlle Bouvier nunca havia estado no Brasil. Mas, desafiada a criar uma coreografia para a Cia. Sociedade Masculina, foi buscar nas fotografias de Sebastião Salgado uma inspiração.

"Estava procurando uma imagem do país e o mais profundo e tocante para mim foram as fotos de Sebastião Salgado. Ele captou homens trabalhando em uma mina de ouro. Era uma belíssima ideia para começar a trabalhar com os sete homens da companhia", afirma Jöelle à Folha.

Da mistura das fotos que Salgado fez do garimpo de Serra Pelada, com o depoimento sobre a infância de cada um dos bailarinos e um poema de Fernando Pessoa surgiu o espetáculo "Avà, o Homem que Caminha", que ganha duas exibições no Teatro Geo, em São Paulo, nesta terça (16) e na quarta (17).

Divulgação
Cia. Sociedade Masculina em cena do espetáculo "Tão"
Cia. Sociedade Masculina em cena do espetáculo "Tão"

Foram quatro semanas de intenso ensaio em agosto e uma outra neste mês para montar a coreografia, que ainda conta com músicas de Clara Nunes ("Canto das Três Raças" e "Feira de Mangaio") e Maya ("Ne Me Quitte Pas").

"Os movimentos convergem com os ritmos das músicas. Quando entra Clara Nunes, é quase um ritual", fala a coreógrafa, que dirige pela primeira vez uma companhia na América Latina.

RETORNO

Depois de uma boa acolhida no Kuopio Dance Festival, na Finlândia, o espetáculo "Tão" retorna aos palcos paulistanos, também apresentado pela Cia. Sociedade Masculina.

Romantismo e sensualidade andam juntas na coreografia do mineiro Jomar Mesquita, também diretor da Mimulus Cia. de Dança. Na trilha, sete versões de "So in Love", de Cole Poter.

"A apresentação segue um tom visceral, obsessivo e passional, por isso a repetição incessante da música", conta Mesquita. Um pianista subirá ao palco para tocar Chopin.

"Os bailarinos já se apropriaram de 'Tão'. Os passos já ficaram orgânicos. Estou louco para rever a montagem."

Ambas as coreografias, "Avà, o Homem que Caminha" e "Tão", também serão exibidas no dia 31 deste mês no Projeto Plataforma Rio 2012 - Plataforma de Artes Cênicas da Cidade do Rio de Janeiro.

AVÀ, O HOMEM QUE CAMINHA E TÃO
QUANDO terça (16) e quarta (17), às 21h
ONDE Teatro Geo (r. Coropés, 88, Pinheiros, tel. 0/xx/11 3728-4925)
QUANTO R$ 40
CLASSIFICAÇÃO livre

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página