Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2012 - 04h12

Jornalista britânica escreve biografia monumental de Leonard Cohen

Publicidade

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

É uma das grandes histórias de ressurreição da música pop: em 2005, Leonard Cohen, então com 71 anos, estava aposentado da música e vivendo num mosteiro budista na Califórnia, onde planejava ficar até o fim da vida.

Foi quando descobriu que sua agente lhe havia passado a perna e roubado todas as suas economias. Cohen precisou voltar à estrada.

Sete anos depois, o poeta, cantor e compositor canadense vive o auge da fama: está no meio de sua turnê mais bem-sucedida, tocando para os maiores públicos de sua carreira. Nesse período, lançou um CD/DVD ao vivo, um disco de músicas inéditas ("Old Ideas") e planeja outro disco para 2013.

Para coroar essa volta de Cohen, a jornalista britânica Sylvie Simmons acaba de lançar "I'm Your Man - The Life of Leonard Cohen", monumental biografia sobre um dos personagens mais fascinantes da música pop. Não há previsão de lançamento do livro no Brasil.

J.J. Guillén/Efe
Leonard Cohen se apresenta em Madri durante a turnê do disco "Old Ideas", no começo de outubro
Leonard Cohen se apresenta em Madri durante a turnê do disco "Old Ideas", no começo de outubro

Simmons, colaboradora da revista inglesa "Mojo", é uma autora obcecada pelos "malditos" da música, tendo escrito livros sobre Johnny Cash, Neil Young, Tom Waits e Serge Gainsbourg (deste último, "Um Punhado de Gitanes", lançado no Brasil pela editora Barracuda).

Em 1972, ainda adolescente, Simmons viu seu primeiro show de Cohen. "Eu era muito jovem e não consegui entender completamente o que estava ouvindo, mas já sentia que ali havia algo de especial", disse a autora à Folha, por telefone, de sua casa na Califórnia.

Para contar a história de Leonard Cohen, ela entrevistou 110 pessoas. O próprio Cohen colaborou, embora de forma discreta.

"Não é uma biografia autorizada", disse Simmons. "Leonard não sugeriu nada e não pediu que nada fosse omitido. Ele me concedeu duas entrevistas, já no fim de minha pesquisa. E usei também material de uma entrevista de três dias que eu havia feito com ele para a 'Mojo.'"

Simmons diz, no entanto, que entrevistar Leonard Cohen, por vezes, até atrapalhou a pesquisa.

"Leonard é um homem privado e um tanto misterioso, um mestre em dizer só aquilo que quer e esconder o resto. É preciso lembrar que ele tem 78 anos e não tem uma memória infalível. Várias vezes, ele me contou algo e eu o corrigi. Ele só dizia: 'Sylvie, você sabe mais sobre mim do que eu mesmo'."

JORNADA

A autora falou com amigos de infância, colegas de escola, colaboradores, fãs e várias das amantes de Cohen para traçar um perfil do artista que sonhava em ser escritor e que caiu na música tardiamente.

A perda do pai aos nove anos de idade, a rebeldia juvenil, o gosto pela literatura e pelo estilo de vida "beatnik", seu autoexílio na ilha grega de Hydra, a visita a Cuba logo após a revolução, a vida no antro "junkie" que era o Chelsea Hotel, as inúmeras conquistas amorosas que lhe valeram a fama de galanteador, tudo está relatado em detalhes.

"Claro que o aspecto sedutor de Leonard é uma parte importante de sua vida, mas eu não quis fazer um livro que apenas listasse suas conquistas amorosas. Estava mais interessada em saber o que as mulheres de sua vida tinham a dizer dele. E elas foram muito elogiosas", diz Simmons.

O livro narra o romance com Joni Mitchell, cantora que, segundo a autora, foi muito influenciada pelo estilo de composição de Cohen.

Outra revelação do livro é o interesse de Cohen pela cientologia, um capítulo até então pouco falado na longa busca do artista pela paz interior.

Afinal, ele nasceu judeu, tornou-se obcecado pelo imaginário católico e escreveu diversas músicas sobre ele, pesquisou hinduísmo e virou monge budista.

"Leonard sempre foi um explorador", diz Simmons. "Ele sempre buscou conhecer coisas novas, novos caminhos, e sua música reflete essa busca incessante. Acho que isso explica, pelo menos em parte, o fervor que as pessoas sentem por sua obra."

I'M YOUR MAN - THE LIFE OF LEONARD COHEN
AUTORA Sylvie Simmons
EDITORA Ecco
QUANTO US$ 16,50 (cerca de R$ 34, no site amazon.com )

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página