Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2012 - 13h48

Deputados do Rio reivindicam R$ 50 milhões para reforma do Palácio Capanema

Publicidade

FABIO BRISOLLA
DO RIO

A bancada de deputados federais do Rio vai apresentar nesta quarta-feira (28) uma emenda ao Orçamento da União de 2013 para destinar R$ 50 milhões à reforma do Palácio Capanema, edifício modernista no centro do Rio, projetado por seis arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, com a consultoria de Le Corbusier, na década de 1940.

Na manhã desta terça (27), no segundo andar do Capanema, houve um encontro de parlamentares com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, para oficializar a ação conjunta em torno da restauração.

"O valor citado será empregado na recuperação, principalmente da parte estrutural, desde esquadrias e elevadores até o sistema hidráulico", antecipou a ministra, que desejar aumentar a circulação do público pelo Capanema.

Daniel Marenco/Folhapress
O Palácio Capanema, no Rio, foi projetado por seis arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer e Lúcio Costa
O Palácio Capanema, no Rio, foi projetado por seis arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer e Lúcio Costa

O Palácio atualmente é ocupado por órgãos vinculados ao Ministério da Cultura, responsável pela administração do espaço.

"Vamos prosseguir também com uma avaliação para mudar o uso do prédio e liberar oito andares para atividades culturais", acrescentou Marta.

O autor da emenda é o deputado federal Alessandro Molon (PT).

"Sabemos que nem todo o Orçamento é executado. O grande desafio é fazer o dinheiro ser gasto. Por isso, facilita ter uma ministra com força política para reivindicar pelo Capanema. Esta é a razão da ação conjunta", disse Molon.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página