Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/11/2012 - 04h41

Mineiridade marca obra de grande vencedora do Prêmio Jabuti

Publicidade

MARCIO AQUILES
DE SÃO PAULO

Após ser laureada com mais de 30 prêmios em três décadas de carreira literária, Stella Maris Rezende obteve a mais almejada a consagração das letras: o Livro do Ano de Ficção do Prêmio Jabuti por "A Mocinha do Mercado Central" (editora Globo).

Mulheres lideram premiação do Jabuti

A autora já havia levado o primeiro e segundo lugar na categoria juvenil com "A Mocinha..." e "A Guardiã dos Segredos de Família" (ed. SM).

Louros à parte, a prosa de Stella é mais inclinada a discrição, como nota-se em sua afirmação após receber o prêmio. "Para mim, a literatura é a arte que fala por silêncios e cala por palavras."

A autora, que nasceu em Dores do Indaiá e viveu parte da infância em Belo Horizonte, destaca a presença do imaginário de Minas Gerais em sua literatura.

"Meu projeto estético reverbera o linguajar mineiro, a poeticidade, o ritmo da fala, a musicalidade das palavras, uma visão de mundo carregada de mistérios, segredos, meios-tons, mineiridade pura", afirma a escritora.

Sobre suas duas obras contempladas com o Jabuti, Stella aponta características similares presentes nas duas narrativas e que também perpassam a sua bibliografia.

"São encontrados em todos os meus livros o rompimento com a expectativa do leitor, a transgressão, elipses, metáforas, ironias, a fuga ao lugar-comum e aos estereótipos, nada de concessões a modismos, nenhuma intenção didática", aponta.

CATANDO PALAVRAS

Ao ser questionada sobre seu procedimentos de criação, Stella o compara ao poema "Catar Feijão", de João Cabral de Melo Neto, que retrata a concepção da escrita.

"Eu corto cenas, retiro palavras, reorganizo, busco a concisão, a pausa, o silêncio, e os vazios que esperam pela coautoria do leitor, que é a pessoa mais importante nesse processo. É ele quem terminará a história, reinventando-a, tornando-a sempre nova a cada releitura."

Além da mineiridade e de seu cuidadoso trabalho de edição, a autora reforça o imaginário infantojuvenil em seus escritos. "Minhas histórias conversam com a memória de infância e adolescência, com os livros que leio e releio."

No final dos anos 1970 e no início dos 80, Stella interpretou a Fada Estrelazul do programa "Carrossel", da TV Manchete, e Tia Stella, no programa "Recreio", da Record.

Hoje em dia, além de escrever, ela dedica-se a ser contadora de histórias pelo YouTube. "Sou antiga e moderna, sou a fada das palavras."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página