Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2012 - 22h19

Co-produção brasileira entra em lista de melhores filmes do ano

Publicidade

RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO

A revista especializada "Sight & Sound", publicada pelo Instituto Britânico de Cinema, divulgou sua lista dos melhores filmes do ano. E o longa vencedor foi "O Mestre", de Paul Thomas Anderson ("Magnólia") e protagonizado por Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman.

O drama de Anderson sobre a amizade de dois homens em meio às origens de um culto similar à Cientologia, nos anos 1950, já havia levado dois prêmios no último Festival de Veneza (direção e ator para a dupla Phoenix e Hoffman), mas parecia ter perdido velocidade rumo ao Oscar nas últimas semanas.

A escolha da "Sight & Sound" não significa muito para o prêmio da Academia, porém devolve relevância ao filme, que deve estrear no Brasil no início de fevereiro.

A surpresa da lista foi a escolha de "Tabu", co-produção Brasil e Portugal com direção do português Miguel Gomes. A produção, que passou na Mostra de São Paulo e no Festival do Rio, foi o vencedor da crítica no último Festival de Berlim, ficou em segundo lugar na votação dos críticos da revista, superando até "Amor", de Michael Haneke, ganhador da Palma de Ouro de Cannes 2012.

Na verdade, boa parte dos longas escolhidos fizeram parte da última seleção de Cannes. Dos onze filmes (houve vários empates), seis estiveram na croisette: "Holy Motors" , de Leos Carax; "Indomável Sonhadora", de Benh Zeitlin; "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson; "Além das Montanhas", de Cristian Mungiu; e "Cosmópolis", de David Cronenberg.

Os melhores filme do ano pela "Sight & Sound":

1. "O Mestre"
2. "Tabu"
3. "Amor"
4. "Holy Motors"
5. "Indomável Sonhadora"
5. "Berberian Sound Studio"
7. "Moonrise Kingdom"
8. "Além das Montanhas"
8. "Cosmópolis"
8. "Once upon a Time in Anatolia"
8. " Isto Não É um Filme"

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página