Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2012 - 04h13

Associação Paulista de Críticos de Arte elege canal da web como melhor humor da TV

Publicidade

DE SÃO PAULO

O melhor do humor da TV brasileira em 2012 não passou na TV, mas no YouTube. Foi a conclusão a que chegaram, ontem, os jurados da categoria televisão no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

A APCA escolheu os melhores de 2012 nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, música erudita, rádio, teatro, teatro infantil e TV (veja destaques ao lado).

O troféu de comédia foi para a produtora Porta dos Fundos, cujo canal no YouTube tem mais de 20 milhões de acessos. A decisão do júri do prêmio de TV teve a intenção de "sacudir" o setor, mostrando que há formatos mais inovadores sendo feitos na internet atualmente.

O canal do "Porta dos Fundos" tem alta definição e periodicidade regular.

O grande vencedor em TV foi a novela "Avenida Brasil" (Globo), que ainda rendeu troféus à atriz Adriana Esteves e ao ator José de Abreu.

Nesta edição, a diretoria da APCA resolveu conceder troféu especial ao crítico de teatro Sábato Magaldi, pela contribuição às artes e à cultura.

Editoria de Arte/Folhapress

Na categoria teatro, o grande prêmio foi para o diretor, autor e ator Fauzi Arap. A peça "Isso te Interessa?", da Cia. Brasileira de Teatro, foi eleita o melhor espetáculo.

Em literatura,"O Céu dos Suicidas" (Alfaguara), de Ricardo Lísias, ficou com o prêmio de romance, e "Um Útero é do Tamanho de um Punho" (Cosac Naify), de Angélica Freitas, com o de poesia.

Outros premiados foram Paulo Mendes da Rocha, pelo conjunto da obra, em arquitetura, Adriana Varejão, em artes visuais, e Paulo Vanzolini, em música popular.

Em música erudita, o grande prêmio, in memoriam, foi para o centenário do maestro e compositor Eleazar de Carvalho (1912-1996).

O crítico Luís Roberto A. Trench --que em 2010 foi suspenso como jurado após ser acusado de tentativa de suborno e cujo retorno ao júri, em 2011, fez com que os outros votantes de música erudita saíssem da premiação-- voltou a votar neste ano.
A cerimônia será em 12 de março. A lista completa de premiados está em apca.org.br.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página