Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2012 - 03h00

Museus investem nas artes dramáticas

Publicidade

DE SÃO PAULO

Se, por um lado, os teatros investiram em 2012 numa figura comum aos museus, a do curador, por outro, os museus investiram em teatro.

Teatros de São Paulo adotam a figura do curador

Diversos museus incluíram neste ano as artes dramáticas em suas programações.

No auditório do Masp, por exemplo, esteve em cartaz "Camille e Rodin", com direção de Elias Andreato.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Ismael Caneppele (à esq.), Inés Efrón, Julia Feldens e Ernesto Filho em 'Kollwitzstrasse 52
Ismael Caneppele (à esq.), Inés Efrón, Julia Feldens e Ernesto Filho em 'Kollwitzstrasse 52'

A iniciativa acompanhou outro tradicional projeto teatral apresentado naquele espaço: o programa de leituras "Letras em Cena", que já completou sete anos.

O Museu Brasileiro de Escultura, por sua vez, abriu o seu auditório de 190 lugares para peças como "Shakespeare Amarrotado" e "Como Ter Sexo a Vida Toda com a Mesma Pessoa".

Trata-se de uma tentativa de "expandir a abrangência artística" do museu, conforme divulga texto de apresentação do projeto MuBE Nova Cultural.

Por fim, a montagem "Kollwitzstrasse 52", criação de Esmir Filho, Ismael Canepele e Marta Machado, esteve em cartaz no Museu da Imagem e do Som de setembro a novembro.

Durante o ano, o MIS também abrigou o programa mensal Dança no MIS, que tem curadoria de Natália Mallo.

O diretor do museu, André Sturm, diz que há intenção de expandir essa experiência no ano que vem. "Queremos prosseguir com esse diálogo entre artes cênicas e artes visuais, principalmente com espetáculos que se utilizam de diferentes mídias", diz.

Uma das estreias programadas, possivelmente para abril, é a do espetáculo "Deus É um DJ", do alemão Falk Richter. Com direção de Marcelo Rubens Paiva, o espetáculo se ampara em recursos tecnológicos, principalmente no uso do vídeo. Nesse sentido, estabelece uma aproximação com a linguagem de "Kollwitzstrasse 52".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página