Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2013 - 13h44

Mural do artista Banksy roubado em Londres é oferecido para venda nos EUA

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um mural do artista britânico Banksy pintado pouco antes do aniversário de 60 anos de reinado da rainha Elizabeth 2ª, no ano passado, e que havia desaparecido de uma rua de Londres, está sendo oferecido para venda em um site de leilões dos Estados Unidos.

A imagem, que mostra um menino debruçado sobre uma máquina de costura foi roubada e agora está à venda em Miami, com preço estimado em £ 320 mil (cerca de R$ 972 mil).

"Os moradores ficaram chocados com o fato", disse o político Alan Stricklandele à rede BBC. "Banksy deu essa obra de arte para a nossa comunidade, e as pessoas vinham de todas as regiões de Londres apenas para vê-la."

A casa de Leilões Fine Art Auctions, de Miami, descreveu o trabalho como uma obra de "estêncil e tinta spray". A instituição diz desconhecer que o mural foi roubado, afirmando que a obra veio de um "colecionador conhecido".

Tim McDonnell, diretor da casa de leilões, disse: "Temos um código clarode conduta para todos os nossos fornecedores e uma postura ética forte em todas as questões de trabalho."

O trabalho foi feito em um muro de Wood Green, no norte de Londres, em maio do ano passado. Ele foi pensado para ser uma crítica à exploração do trabalho.

Na noite da última sexta-feira (15), os moradores da região perceberam movimentações de andaimes. No dia seguinte, a obra havia sumido da parede.

Os proprietários do imóvel foram procurados pela polícia e agora devem responder se a obra foi retirada com autorização.

Dani Bosque/Efe
Obra do artista de rua britânico Banksy, roubada de uma rua em Londres e que agora é leiloada em Miami
Obra do artista de rua britânico Banksy, roubada de uma rua em Londres e que agora é leiloada em Miami
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página