Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2013 - 14h37

Cineasta Werner Herzog será homenageado pela Academia Alemã de Cinema

Publicidade

DE SÃO PAULO

O aclamado cineasta alemão Werner Herzog receberá um prêmio pelo conjunto de sua obra dado pela Academia Alemã de Cinema, durante sua tradicional premiação, os Lolas (espécie de Oscar da Alemanha).

Herzog se estabeleceu como um dos principais cineastas da Alemanha entre as décadas de 1970 e 1980, ligado ao movimento que ficou conhecido como cinema novo alemão.

Entre seus grandes clássicos, estão os filmes "Aguirre, A Cólera dos Deuses" (1972), "O Enigma de Kaspar Hauser" (1974) e "Fitzcarraldo" (1982).

Bruno Girão/Divulgação
O cineasta Werner Herzog
O cineasta Werner Herzog

Recentemente, Herzog também se destacou como documentarista, em filmes como "O Homem Urso" (2005), "Encontros no Fim do Mundo" (2007, pelo qual foi indicado ao Oscar) e "On Death Row" (2012).

"Werner Herzog não apenas fez alguns dos mais importantes e originais filmes da escola do cinema novo alemão, mas também enriqueceu o vocabulário do nosso país com os títulos de suas obras", disse a presidente do Júri da Academia, Iris Berbern, em comunicado.

"Como um cineasta visionário de coragem jamais questionável, ele permanece em ação e, além de fazer grandes filmes de ficção, redefiniu também as fronteiras do documentário."

Herzog, que já venceu quatro prêmios da Academia Alemã de Cinema, se disse "maravilhado" com a homenagem que será prestada a ele, chamando-a de "a maior honra que alguém pode receber no cinema alemão".

Atualmente, Herzog está em pré-produção com seu novo filme, "Queen of the Desert", que terá no elenco nomes como Robert Pattinson, Naomi Watts e Jude Law.

A cerimônia de entrega dos Lolas acontecerá em 26 de abril em Berlim.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página