Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2013 - 21h25

Artistas contratados por museu são impedidos de fazer performance na inauguração

Publicidade

DO RIO

Convidado pelo Museu de Arte do Rio (MAR) a participar de uma de suas exposições inaugurais, o coletivo artístico Opavivará teve sua performance (um desfile com integrantes da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio) vetada pela polícia, segundo seus integrantes disseram à Folha.

O grupo sairia do barracão da escola, situado na zona portuária do Rio, às 17h desta sexta (1º), seguindo em direção ao MAR com um desfile que incluía um carro-alegórico representando uma cozinha e diversas crianças batucando em panelas. Chegando ao museu, cuja inauguração estava marcada para a noite de hoje, com a presença da presidente Dilma Rousseff, o Opavivará distribuiria comida. A performance seria filmada e passaria a fazer parte da exposição "O Abrigo e o Terreno - Arte de Sociedade no Brasil".

Segundo Daniel Toledo, um dos integrantes do Opavivará, dois carros da guarda municipal do Rio chegaram ao barracão às 16h e avisaram que a performance não aconteceria, pois não teria autorização da prefeitura, dona do museu. "Nós fomos procurados pela curadoria do museu para participar da exposição, apresentamos nosso projeto, eles sabiam o que estávamos fazendo, fomos pagos", disse Toledo. "Isso, para mim, é censura."

O artista afirmou que Clarissa Diniz, uma das curadoras da exposição, procurou o coletivo para avisar que a performance havia sido vetada pela segurança presidencial. "Isso parece desculpa de última hora. A prefeitura não tinha interesse que nossa ação fosse apresentada, porque era uma ação política, contra as remoções nessa área, a gentrificação da zona portuária."

Por volta das 20h30, a curadora voltou a procurar o Opavivará, afirmando que a ação estava autorizada a partir de então. O grupo, no entanto, disse que as crianças já haviam ido embora e decidiu suspender a performance. Segundo eles, toda a movimentação que os impediu de desfilar foi filmada e será oferecida ao MAR para integrar a exposição.

Até o fechamento deste texto, o museu não havia se pronunciado sobre o incidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página