Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2013 - 03h57

"O Casamento" reúne fetiches e sintetiza obra de Nelson Rodrigues

Publicidade

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De um lado do palco, um ménage à trois. De outro, um homem faz sexo com outro diante do pai paralítico que sempre o reprimiu. Não há limites para as paixões humanas na adaptação teatral de "O Casamento", único romance que Nelson Rodrigues assinou com o próprio nome.

"Por achar que o texto não seria encenado, ele foi mais permissivo, mostrando situações impensáveis em seu teatro", diz Johana Albuquerque, autora da adaptação e diretora da peça que reúne a Bendita Trupe e o Teatro Promíscuo.

"'O Casamento' é a súmula do pensamento rodriguiano. Contém os fetiches e desejos distribuídos ao longo de suas 17 peças", sintetiza o protagonista Renato Borghi.

Lenise Pinheiro/Folhapress
Regina Frana e Renato Borghi em cena da peça "O Casamento"
Regina Frana e Renato Borghi em cena da peça "O Casamento"

Johana privilegia a trama central do romance: os conflitos que antecedem o casamento de Glorinha. O verniz social que encobre as perversões de sua família começa a ruir 48 horas antes da festa, quando o ginecologista Dr. Camarinha flagra o noivo dela beijando um homem na boca.

A encenadora conserva a linguagem do romance, apresentando os pensamentos dos personagens --cerca de 15, interpretados por sete atores.

Sem interferir na agilidade da peça, desvela ao público inclusive desejos impronunciáveis. Instantes antes de examinar a noiva, Dr. Camarinha confessa a si mesmo: "Ele teve vontade de avançar a cabeça por entre as pernas de Glorinha (...). Por um momento sonhou com uma posse, não uma posse consentida, mas violenta, cruel. Arrastando-a nua, pelos cabelos".

O cenário móvel de André Cortez, formado por camadas de cortinas que atravessam o palco, contribui para o ritmo frenético. Transforma espectador em voyeur, criando nas cenas que acontecem por trás do pano a sensação de que ele bisbilhota onde não deve.

O CASAMENTO
QUANDO sex. e sáb., 21h30; dom., 18h (até 30/6)
ONDE teatro Tuca (r. Monte Alegre, 1.024; tel.: 0/xx/11/4003-1212)
QUANTO R$ 50 (sex.) e R$ 60 (sáb. e dom.)
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página