Temporada de verão em Milão e Paris atribui novos significados ao 'estranho'

PEDRO DINIZ
ENVIADO ESPECIAL A MILÃO E PARIS

A temporada de desfiles mais festiva dos últimos anos teve surpresas para além das homenagens a personalidades e estilistas mortos, como Gianni Versace (1946-1997), e do revival dos anos 1990 que dominou as passarelas de Milão e Paris.

Nas propostas das coleções, destacaram-se o uso de tecidos improváveis e acessórios mais improváveis ainda, que fizeram par com a imagem de déjà vu representada pelo retorno das supermodelos e às inesperadas referências ao Brasil.

Ao lançar mão da cultura pop, algumas das grifes mais importantes do mundo esperam dar novo significado ao estranho. Como se perguntassem: "o que é feio e bonito para você?".

NOVAS VELHAS CARAS

Não está claro o porquê, mas o Brasil está na moda. Enquanto em Milão Salvatore Ferragamo resgatou peças prediletas de uma antiga cliente, a cantora Carmen Miranda, o batidão da funqueira Deize Tigrona embalou o desfile de Isabel Marant.

A combinação verde-amarela virou padrão, como na Lacoste, mas o libanês Elie Saab foi além e abriu a bandeira em coleção dedicada à Amazônia, com estampas de folhagens e de animais.

CROCMANIA

Crédito: Reprodução Modelo desfila na semana de moda de Paris crocs de salto alto criados pela grife Balenciaga
Modelo desfila na semana de moda de Paris crocs de salto alto criados pela grife Balenciaga

Há sempre uma peça da vergonha à espreita no baú para ganhar o status de "fashion". Dessa vez, a moda tirou do limbo o crocs, aquela (feia?) mule de borracha exorcizada na última década.

A grife Balenciaga lançou um modelo feito com salto alto, nas cores cinza, verde e amarelo. Em uma das peças do desfile, foi aplicada uma bandeira do Brasil, como faz a principal concorrente da marca, a brasileira Havaianas.

FORÇA ESTRANHA

Crédito: Bertrand Guay/AFP Modelo durante desfile da Louis Vuitton na semana de moda de Paris
Modelo durante desfile da Louis Vuitton na semana de moda de Paris

Nos estertores da temporada de Paris, uma Louis Vuitton pop resumiu a onda vintage do final dos 1980 ao mesclar à sua coleção uma camiseta da série "Stranger Things" (Netflix), que ganha segunda temporada neste mês.

O pôster "estranho" apareceu em meio a peças bordadas e alfaiataria. O clima retrô e animado dessa temporada substituiu a onda "Game of Thrones" (HBO) que rondava as passarelas com um rastro de visual gótico, preto e de silhuetas comportadas.

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