TV exibe neste mês os melhores piores filmes de tubarão

Crédito: Divulgação Cena do filme "Sharknado 5"
Cena do filme "Sharknado 5"

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Em 1975, Steven Spielberg impulsionou o cinema de terror a um nível mais elevado com "Tubarão", criando um subgênero nas telas. Em 2013, "Sharknado" impulsionou esse subgênero a um nível mais elevado de estupidez, criando outra categoria, o filme de tubarão sem noção.

Uma galeria desses horrores marinhos é exibida a partir desta segunda (15), no canal Syfy. O "Mês do Tubarão" vai até o dia 31, com 14 títulos. Dois filmes são exibidos a partir das 21h, de segunda a quinta. Aos sábados, a partir das 22h30. No domingo são três filmes, começando às 20h. Quase todos serão mostrados mais de uma vez.

São filmes produzidos nos últimos cinco anos, todos tão absurdamente toscos a ponto de atrair fãs do cinema "trash" (lixo, em inglês).

No primeiro dia, a sessão dupla tem "O Ataque do Tubarão de Três Cabeças" (21h) e "O Ataque do Tubarão de Cinco Cabeças" (22h30). Os títulos são autoexplicativos. Tubarões mutantes são três ou cinco vezes mais perigosos com várias bocarras prontas para devorar banhistas. Os filmes fazem parte de uma trilogia, e o original, "O Ataque do Tubarão de Duas Cabeças", também está na programação.

Mas o destaque maior é mesmo para "Sharknado". A franquia já produziu cinco longas para a TV. O primeiro, de 2013, propõe que um grupo de tornados cause inundação em Los Angeles e carregue pelo ar dezenas de tubarões, literalmente arremessados em cima das pessoas no meio da rua. O nome combina "shark" (tubarão) com "tornado".

Tremendo sucesso de audiência, rende desde então um novo filme a cada ano. A mente doentia por trás disso é a do diretor e roteirista Anthony C. Ferrante, e ela foi ficando gradativamente mais doentia. As sequências foram jogando tubarões em Nova York, Washington, nos parques de Orlando e até em Londres. No quinto filme, os tubarões atacam astronautas em órbita na Terra!

Outra franquia adorada por fãs de "trash" é "Mega Shark", nome dado a um tubarão gigantesco, um Godzilla da raça. O Syfy exibe "Mega Shark vs. Kolossus", no qual o monstro enfrenta um robô russo do mesmo tamanho. Em outros filmes, todos péssimos e irresistíveis, o Mega Shark tem de encarar polvo gigante, dinossauro ressuscitado e um tubarão mecânico.

Outros filmes da programação não chegaram a gerar continuações, mas não poupam esforços para desafiar a inteligência da plateia. "Choque de Tubarões" mostra o estrago que um grande tubarão elétrico causa em uma cidade. Tem no elenco a loira, bonita e péssima atriz Tara Reid, estrelinha dos filmes "Sharknado", o que deu a ela o título de "Lady Shark".

Em "Império dos Tubarões", a Terra no futuro tem 98% da superfície coberta de água e uma civilização de tubarões manda no mundo. Em "Planeta dos Tubarões", uma nave terrestre cai num planeta dominado por tubarões. Os enredos saíram da cabeça de um mesmo diretor/roteirista, Mark Atkins.

Fecham a agenda do Syfy "Férias Sangrentas de Verão", imitação do filme de Spielberg, "Tubarões do Gelo", no qual cientistas numa estação polar são cercados por uma nova espécie do animal, e "Tubarão Zumbi". Neste último, o perigo é bem maior, porque não adianta matar os bichões assassinos. Eles voltam.

MÊS DO TUBARÃO
ONDE Syfy
QUANDO de 15 a 31/1; de segunda a quinta às 21h; sábados às 22h30; domingos às 20h

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.