Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2010 - 09h35

Pastelão e roteiro repetitivo tornam "Amor à Distância" frouxo e vulgar

Publicidade

ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Documentarista estreante em ficção, a diretora Nanette Burstein resolveu dar contornos realistas à comédia romântica "Amor à Distância", eliminando excessos melosos característicos do gênero.

O registro é direto, os diálogos são crus, o par central --formado por Erin (Drew Barrymore) e Garrett (Justin Long)-- nada tem de princesa e príncipe encantado.

Mas esses louváveis esforços não são suficientes para dar personalidade ao filme.

Divulgação
Os atores Charlie Day, Jason Sudeikis, Justin Long e Drew Barrymore em cena do longa
Os atores Charlie Day, Jason Sudeikis, Justin Long e Drew Barrymore em cena do longa

O roteiro não é lá muito original e se perde em situações repetitivas, que às vezes caem na vulgaridade e não fazem a história avançar. As trapalhadas de Garrett numa sessão de bronzeamento ou as cenas dele com a dupla de amigos deixam isso claro.

Os protagonistas passam um pouco dos trinta anos, mas parecem ter bem menos. A californiana Erin ainda é estudante (de jornalismo) e foi a Nova York fazer estágio em um jornal. Garrett trabalha como produtor em uma gravadora, mas leva vida de estudante, dividindo o apartamento com dois amigos com os quais mantêm uma camaradagem adolescente.

O verão acaba e Erin volta à Califórnia e à faculdade. Só então o casal percebe não querer que a relação termine, apesar de ela haver começado com a intenção de não serem cultivados vínculos.

Na base de ligações via Skype, mensagens SMS e algumas viagens, os dois procuram manter contato e enfrentam reviravoltas.

Menos romântica do que o habitual, a comédia tem seus momentos divertidos, mas o tom de pastelão predomina em muitas cenas, o que deixa uma impressão geral frouxa.

Outro problema é a falta de densidade --e de graça-- dos personagens coadjuvantes, principalmente a irmã superprotetora de Erin e os amigos abobalhados de Garrett.

AMOR À DISTÂNCIA
DIREÇÃO Nanette Burstein
PRODUÇÃO EUA, 2010
COM Drew Barrymore, Justin Long e Christina Applegate
ONDE nos cines Anália Franco, Bristol, Frei Caneca e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página