Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2010 - 23h06

Televisa e Lionsgate se unem para o público latino dos EUA

Publicidade

DA EFE, EM NOVA YORK

A principal emissora mexicana de televisão, a Televisa, e a produtora Lionsgate, de cinema e TV, apresentaram hoje a Pantelion Films, uma empresa conjunta entre ambas que nasce com o objetivo de oferecer filmes com apelo à população latina dos Estados Unidos e que retratam suas experiências neste país.

"Esta aliança abre uma oportunidade para transmitir conteúdos que sejam atrativos e que reflitam a realidade dos hispânicos que vivem nos EUA, bem como parte da cultura e das tradições que temos", declarou hoje à Agência Efe em Nova York o presidente e diretor-geral da Televisa, o magnata Emilio Azcárraga.

As duas companhias consolidaram esta aliança estratégica há um ano e propõem, com isso, levar às telas americanas filmes em inglês e em espanhol com histórias e protagonistas que despertem o interesse do público hispânico.

"Nos próximos cinco anos vamos produzir, adquirir e distribuir de oito a dez filmes por ano dirigidos de forma especifica para essa grande audiência de jovens latinos, que está crescendo", explicou o presidente do grupo Lionsgate, Jon Feltheimer, na apresentação desta iniciativa em Nova York.

As empresas levaram muito em conta que um quarto por ano dos frequentadores das salas de cinema neste país são hispânicos (em torno de 26 milhões de pessoas), e que, em sua opinião, não são oferecidos de maneira contínua filmes voltados para esse nicho.

"A união entre Televisa e Lionsgate foi uma grande aventura, e hoje se abre um novo capítulo nessa relação com esta nova aliança orientada para os hispânicos", apontou Azcárraga.

O mexicano lembrou que cerca de 50 milhões de hispânicos que vivem nos EUA têm poder aquisitivo em torno de U$ 1 trilhão e é um segmento em crescimento.

O executivo-chefe da Pantelion Films, Paul Presburger, manifestou, por sua vez, que a população latina procura filmes que melhor representam sua vida.

Televisa e Lionsgate contam também com o apoio da cadeia de salas de cinema AMC, a segunda maior nos EUA, que reservará espaço para os filmes da Pantelion nas áreas do país com grande presença de hispânicos.

"Para falar de uma forma simples: se tem um filme, nós temos uma sala (disponível)", declarou o presidente e executivo-chefe de AMC, Gerry López, que também esteve presente na apresentação.

O primeiro lançamento da nova produtora, uma comédia intitulada "From Prada to Nada", que relata as vicissitudes de duas irmãs ricas que têm de se mudar para uma área pobre de Los Angeles onde vivem muitos hispânicos, chegará às telas no dia 28 de janeiro. No elenco está a atriz Camilla Belle, filha de mãe brasileira.

Também está prevista a estreia em 2011 de "Abel", o primeiro filme de ficção dirigido pelo mexicano Diego Luna e que teve grande prestígio em seu país.

O presidente da Televisa declarou à Efe após a apresentação que, até agora, o mercado hispano-americano "não foi bem servido" e os personagens latinos que aparecem em vários filmes, de maneira geral, não têm uma conotação positiva.

"Ter um parceiro como a Lionsgate, com longa trajetória na produção e na distribuição de cinema e, com o conhecimento que nós temos sobre o mercado hispânico, certamente vai ser um sucesso. Obviamente dependemos da audiência", acrescentou Azcárraga.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página