Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 05h28

Ministro de cultura egípcio diz que ladrão de Van Gogh é "ignorante"

Publicidade

DA EFE, NO CAIRO

O ministro egípcio de Cultura, Farouk Hosni, afirmou que o ladrão que roubou, em agosto, uma pintura de Vicent Van Gogh de um museu local era um "ignorante", pois havia outras obras mais valiosas no mesmo lugar.

O quadro, "As Papoulas", avaliado em cerca de US$ 50 milhões, foi roubado no dia 31 de agosto do Museu de Arte Moderna Mahmoud Khalil.

"'As Papoulas' não era o melhor dos trabalhos de Van Gogh", afirmou o ministro egípcio em declarações ao canal "Dream TV", reproduzidas nesta terça-feira pelo semanário em inglês "Egyptian Mail".

Reprodução
Vase and Flowers' by Van Gogh
Pôster de site especializado reproduz o quadro "Papoulas", que foi roubado neste sábado de museu no Cairo

Uma investigação preliminar no museu constatou "brechas flagrantes" na segurança, já que apenas sete de um total de 43 câmeras estavam funcionando adequadamente, informou o diário estatal al-Ahram. Os vigias estavam ausentes no momento do roubo. Vários funcionários do Ministério de Cultura egípcio foram detidos por suposta negligência.

O museu abriga obras reunidas por Mohammed Mahmoud Khalil, um político que faleceu em 1953. O acervo inclui pinturas de Gauguin, Monet, Manet e Renoir, bem como do holandês Van Gogh, mestre do pós-impressionissmo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página