Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2010 - 09h33

Principal oboísta brasileiro, Klein assume regência da OSM

Publicidade

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O gaúcho Alex Klein, 46, é o novo regente da Orquestra Sinfônica Municipal. Sua nomeação põe fim à crise na orquestra, cujos músicos, no final de maio passado, pediram a saída do maestro Rodrigo de Carvalho, 36.

Klein era o primeiro nome de uma lista tríplice enviada pelos integrantes da OSM ao secretário municipal de cultura, Carlos Augusto Calil, e que incluía ainda Carlos Moreno e Luiz Fernando Malheiro. Abel Rocha também foi cogitado para o cargo.

Diretor musical do festival Oferenda Musical, em São Paulo, e do Festival de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, Klein obteve destaque inicial com seu instrumento, o oboé.

Jefferson Collacico/Divulgação
O maestro gaúcho Alex Klein
O maestro gaúcho Alex Klein

Não seria exagero qualificá-lo como principal oboísta brasileiro de todos os tempos. Sua gravação do concerto de Strauss (1864-1949), regida por Daniel Barenboim, valeu-lhe um Grammy.

Ele ocupou a prestigiosa posição de primeiro oboé da Sinfônica de Chicago entre 1995 e 2004, quando um problema neurológico raro, a distonia focal, obrigou-o a mudar o rumo de sua carreira e se concentrar na regência.

"Os planos [para a OSM] seguem os princípios de tudo o que eu tenho feito no Brasil: alto nível artístico, unir o nacional ao internacional, ênfase social, eficiência orçamentária, muito peso e capacidade na administração e um ambiente onde todas as pessoas razoáveis sentem que todos ganham", diz.

A OSM é a orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, que, fechado para reformas, deve reabrir apenas em 2011 --no ano do centenário da casa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página