Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 23h03

Exposição reúne três de uma série de cinco obras de Cézanne

Publicidade

DA REUTERS, EM LONDRES

Três de cinco obras de Paul Cézanne retratando jogadores de cartas foram reunidas em uma nova exposição em Londres, ao lado de pinturas a óleo e desenhos, na primeira vez que são assim exibidas, segundo a Galeria Courtauld.

A famosa série, datada do final da carreira do mestre francês, foi baseada em estudos de camponeses na região Aix-en-Provence e deu aos personagens um status raramente obtido pelas classes trabalhadoras na pintura contemporânea.

"É surpreendente que essas pinturas nunca tenham sido compradas juntas e observadas em detalhe", disse Barnaby Wright, um dos curadores de "Os Jogadores de Cartas de Cézanne". A exposição estará aberta entre 21 de outubro e 16 de janeiro.

Divulgação
Reprodução do quadro de Paul Cézanne, "Os Jogadores de Cartas"
Reprodução do quadro de Paul Cézanne, "Os Jogadores de Cartas"

"Camponeses tendiam a ser retratados fazendo apostas ou de forma indecorosa, mas Cézanne viu algo diferente nos camponeses trabalhando na propriedade de seus pais."

Assim, no retrato dos jogadores de cartas, emprestado à Courtauld pelo Museu d'Orsay, de Paris, há uma garrafa de vinho na mesa entre duas pessoas, mas sem taças para beber.

As outras obras importantes da série em exibição são da própria coleção da Courtauld e um empréstimo do Metropolitan Museum of Art, de Nova York. A galeria de Nova York exibirá a mesma exposição entre 9 de fevereiro e 8 de maio de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página