Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2010 - 07h44

Videogame cria geração de novos fãs de Paul McCartney

Publicidade

ELISANGELA ROXO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Gostar de Paul McCartney brincando é uma realidade para a nova geração. O jogo Beatles Rock Band, lançado no final do ano passado, despertou a beatlemania em jovens que já garantiram o ingresso para ver de perto Sir Paul.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Acompanhe a cobertura completa dos shows que acontecem em SP

O estudante João Albert Bachur, 17, conhecia os ingleses por influência dos pais, mas depois do videogame diz ter entendido a genialidade de Paul. É até difícil para ele apontar uma música apenas como favorita.

Entre as eleitas estão "Golden Slumbers" (do "Abbey Road", de 1969) e "The Fool on the Hill" (1967) e "Your Mother Should Know" (1967). "Mas no jogo, gosto de tocar 'Getting Better' [de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", de 1967]", explica.

O game traz controles em forma de guitarra, baixo, bateria e também microfone. Assim, a banda virtual fica completa. Um grupo de amigos pode tranquilamente se transformar em John, Paul, George e Ringo com os instrumentos do jogo.

Para os jovens fãs, o jogo dá oportunidade de saber como os garotos de Liverpool tocavam. "Gosto muito do jeito do Paul com o baixo", explica João. "Dá para ver que o baixo nas músicas dele é diferente e bonito."

Na vida real, João toca gaita e reserva suas notas para "Yesterday". "As composições são geniais", declara o fã. A possibilidade de ver o cenário dos shows onde eles tocavam, como o Cavern Clube, o teatro Ed Sullivan e o mítico estúdio Abbey Road também é empolgante.

João joga com o amigo Matheus Maschion, 17, outro fã. Ele conta que ganhou o videogame dos pais no ano passado e no domingo, a família completa vai ver Paul no Morumbi. "Antes do vestibular eu jogava mais", conta o estudante, que prefere tocar guitarra no jogo. Mas está animado com a chance de ver o ex-beatle de perto.

"Ficamos acordados até tarde para garantir os ingressos", conta.

O JOGO

Lançado no ano passado Beatles Rock Band emocionou fãs no mundo todo e deu a oportunidade de ver de perto a banda inglesa tocar canções clássicas do rock. O game tem versões para PlayStation 3, Wii e Xbox 360 e reúne um acervo de 45 músicas.

O repertório vai dos discos "Please Please Me" a "Abbey Road", passando por "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Boas performances nas canções do jogo liberam conteúdos extras como fotos e registros em áudio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página