Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 19h36

Em meio a crise, Zé Celso Martinez Corrêa escreve carta aberta para Silvio Santos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ator e diretor teatral José Celso Martinez Corrêa, 73, escreveu uma carta aberta ao empresário Silvio Santos.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

No texto, Martinez Corrêa chama o dono do SBT de "musa de nosso crescimento social e estético".

Ele propõe que Silvio Santos ceda o terreno que tem ao lado do Teatro Oficina --liderado pelo ator e diretor-- para a construção de uma estrutura provisória para a execução do ciclo de peças "As Dionizíacas".

O Teatro Oficina trava uma disputa de décadas com o Grupo Silvio Santos, que quer construir empreendimentos imobiliários no terreno.

O prédio onde funciona o teatro, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, foi tombado neste ano pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A carta foi escrita em meio à crise que Silvio Santos enfrenta em suas empresas, após ele ter feito um empréstimo de R$ 2,5 bilhões para cobrir o rombo causado por uma fraude no Banco PanAmericano.

Lenise Pinheiro - 28.nov.2003/Folha Imagem
Eduardo Suplicy, Silvio Santos e José Celso Martinez Corrêa no Oficina
Eduardo Suplicy, Silvio Santos e José Celso Martinez Corrêa no Oficina

Leia a íntegra do texto:

Ió! SILVIO SANTOS

Ió! POVO DO BIXIGA DE SAMPÃ E DO BRASIL

Lutamos 30 anos por estes dias, contracenando com nosso PÚBLICO e com você SÍLVIO SANTOS, a Musa de nosso crescimento Social e Estético, jogando sempre no papel de nosso Antagonista com a mesma elegância, virtude, com que hoje assume pessoalmente todas as dívidas de seu banco, dispondo de todas as suas empresas, apoiado delicada e publicamente pelas suas Quatro Míticas Filhas e Esposa.

Queremos realizar estas DIONIZÍACAS em SAMPÃ, dedicando-a a você, PÚBLICO de SAMPÃ, especialmente a você, do BAIRRO DO BIXIGA e a você SÍLVIO SANTOS, como nosso CORÉGA. Assim chamavam os gregos, os que recebiam a honraria de Patrocinar os COROS DA TRAGÉDIA GREGA. O Cidadão era escolhido entre os mais ilustres e ricos das cidades. Desejamos não seu dinheiro, SÍLVIO SANTOS, mas que coroemos juntos o final destes 30 anos de Guerra, dando início à uma Paz duradoura, fazendo acontecer numa ESTRUTURA DE TEATRO DE ESTÁDIO PROVISÓRIA, construída no EX-ESTACIONAMENTO DO BAÚ DA FELICIDADE por 3 semanas, as DIONIZÍACAS de SAMPÃ.

O entorno do Oficina, não poderá ter outro destino de compra ou venda, por seu TOMBAMENTO FEDERAL. No espólio de seu GRUPO, este lugar terá este destino, mas isso virá num processo mais complexo, que pressupõe o tempo das negociações jurídicas, burocráticas, e de construção deste Complexo Cultural.

Queremos é aproveitar agora esta oportunidade histórica, de ter a RUA CANUDOS OFICINA ABERTA e o seu Espaço emprestado para darmos uma Mostra Concreta da grandiosidade do Projeto que ambicionamos para este CHACRA DE SAMPÃ, O BIXIGA.

O PÚBLICO entraria para esta MAQUETE DE ESTÁDIO DE TEATO para 2.000 pessoas, pela RUA OFICINA CANUDOS - projetada há 30 anos por um dos maiores "arquitetos" do século XX, Lina Bo Bardi - a própria PISTA DO TEATO OFICINA.

O Inicio do 1º Rito Espetáculo: TANIKO, um Nô Japonês, que recriamos como NÔ BOSSA NOVA TRANS-ZEN-IKO homenageando os 102 anos da Imigração Japonesa para o Brasil, nossa primeira peça para crianças de todas as idades, é a ABERTURA DO BECO SEM SAÍDA no final da PISTA-RUA DO TEATO OFICINA. O arquiteto Edson Elito, que concluiu a 1ª Parte da obra de Lina Bardi, prepara-se para fazer a engenharia desta abertura com o carinho e a delicadeza Zen do Rito Espetáculo que a inaugura.

SÍLVIO SANTOS, você e sua FAMÍLIA, o POVO do BIXIGA, e de SAMPÃ, são os CONVIDADOS ESPECIAIS dos ARTISTAS DE TODAS AS MÍDIAS E PROCEDÊNCIAS que participarem deste RITO e especialmente dos ARTISTAS do OFICINA UZYNA UZONA, a inaugurarem esta RUA e O ESTÁDIO PROVISÓRIO, que depois de três semanas, será desmontado.

Este acontecimento se iniciará com uma SEMANA DE OFICINAS UZYNAS UZONAS MULTIMÍDIAS, e ocuparia o EX-ESTACIONAMENTO DO BAÚ por 3 semanas, para a construção das estruturas provisórias, ensaios das 4 peças e apresentação das mesmas.

Tudo deve acontecer entre a última semana deste mês de Novembro até as semanas que terminam no dia 13 de Dezembro.

Hoje o quarteirão do TEATO OFICINA está cercado pelas demolições, até a Padaria da esquina, a JAVA, entrou em obras.

A Paisagem não é nada bela.

Que grande Alegria despertaria no BIXIGA, na Cidade de SAMPÃ, no BRASIL e no MUNDO este fim de ano com esta EPIFANIA, acontecida no glorioso final do Governo Internacionalista de Lula e do início do Governo da Primeira Presidente Brasileira eleita democraticamente, Dilma Roussef, em que uma Crise num Grupo Financeiro determina uma Saída, numa área de entendimento de todos os Contrários: a ARTE, A CULTURA.

A DEMOCRACIA não é uma palavra vã nesta área em que a LIBERDADE CRIADORA está além dos Partidos, das Religiões, das Ideologias, e onde o que era antes CONTRÁRIO, PODE VIRAR SACRÁRIO.

As apresentações de 'TANIKO', 'ESTRELA BRAZYLEIRA A VAGAR CACILDA!!' 'BACANTES' e 'O BANQUETE', patrocinadas pelo MINC, de GRAÇA em estruturas de TEATRO DE ESTÁDIO, para MULTIDÕES, em 7 capitais do Brasil, assim como as Oficinas Uzynas Uzonas que as precedem, realizadas com artistas de cada cidade, acontecerão também aqui em SAMPÃ. Estas serão realizadas com certeza, no TERREIRO ELETRÔNICO DA RUA JACEGUAY 520, e as DIONIZÍACAS, é nosso desejo, que aconteçam no TERRENO DO EX-ESTACIONAMENTO DO BAÚ DA FELICIDADE em estruturas provisórias de TEATO DE ESTÁDIO como foram as das 7 capitais percorridas. Será o Embrião deste Complexo Cultural que tem no próprio nome o desejo de associação com a entidade criada por sua pessoa, o ANHANGABAÚ DA FELIZ CIDADE.

Estamos convidando Artistas de todas as Mídias, q amam a Antropofagia, a vir conosco das 7 capitais onde já oficinuzynamos e daqui de nossa cidade, para juntos criarmos as DIONIZÍACAS em SAMPÃ, a 8ª BRASILEIRA, em Oficinas Uzynas Uzonas, um RITO DE PASSAGEM transportador para um além das indecisões finais do Teatro Dramático, do de Câmera, do dos Monólogos, para o SALTO PROFISSIONAL mortal-imortal, ao TEATRO DE ESTÁDIO DA OPERA DE CARNAVAL DA TRAGYCOMÉDIORGYA, Futebol das Emoções da Metrópole, no 'ANHANGABAÚ DA FELIZ CIDADE'.

No TOMBAMENTO FEDERAL DO TEATO OFICINA, a parecerista que o apresentou, Jurema Machado, membro do Conselho do IPHAN e CORDENADORA DO SETOR CULTURAL DA UNESCO no BRASIL, no final de seu documento oficial, propõe que o MINISTRO DA CULTURA DO BRASIL, os SECRETÁRIOS DE CULTURA DO ESTADO E DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, unam esforços para comprar ou desapropriar o entorno do TEATRO OFICINA, para a realização do projeto do TEATRO DE ESTÁDIO, da UNIVERSIDADE ANTROPÓFAGA, e da OFICINA DE FLORESTAS, do verdejar que se espalhará por todo BIXIGA.

Estudamos nas 7 capitais com os ARTISTAS e PÚBLICO de cada Cidade, esta Arte do Brasil de hoje, o dos BRICS, países desequilibradores do Monopólio Global de um só Império. A Arte do Teat(r)o, vinda do momento mais forte desta Arte como ARTE PÚBLICA, no Mundo: A Tragédia Grega. Exatamente o Teatro de ÁGORA, que o morador da Rua Ricardo Batista do BIXIGA, OSWALD DE ANDRADE, em 1943, no seu Manifesto pelo Teatro de Estádio no livro 'PONTA DE LANÇA', no texto: 'Do Teatro que é Bom", anunciou como o que mais em se plantando, daria na 'Grécia Carnavalesca do Brasil'.

A Prática deste Teat(r)o, tornada pública agora nas Oficinas Uzynas Uzonas de SAMPÃ, no BIXIGA, visam a RE-EXISTÊNCIA deste BAIRRO COMO CENTRO-PERIFÉRICO DE ENCONTRO DE TODOS OS GUETOS DESTA METRÓPOLE, COMO HOJE É A LAPA NO RIO DE JANEIRO.

Este é nosso DESEJO EXPOSTO PUBLICAMENTE NESTE DOCUMENTO.

É PEGAR OU LARGAR.

Se você SILVIO SANTOS, não quiser realizar agora este SONHO de PAZ de 30 anos, ele não acaba. O SONHO estará presente com toda sua explosão cardíaca de entusiasmo, nos RITOS-ESPETÁCULOS que então realizar-se-ão no próprio TEATRO OFICINA.

Mas a NOSSA LUTA de 30 anos criará um GRAN FINALE, UMA VITÓRIA, INICIADORA DE UMA OUTRA ERA PARA O TEATRO E A CULTURA DO BRASIL.

A Grandeza que atingiu a dimensão Trans-humana do SER BRASILEIRO NESTES TEMPOS, está presente em Atos e Atitude de humanos com a sua força, com a do POVO BRASILEIRO, COM A DO NOSSO PRESIDENTE, COM A NOSSA DE PODEROSOS HUMANOS DO OFICINA UZYNA UZONA, QUE INSPIRARÁ DILMA ROUSSEF E A CONTINUIDADE NO MINISTÉRIO DE QUEM PROPICIOU ESTE SALTO, ESTE SONHO: O MINISTRO DA CULTURA JUCA FERREIRA.

José Celso Martinez Corrêa

Autor, Músico, Compositor, Cantor, Ator, diretor, Palhaço do TEATO OFICINA UZYNA UZONA

SAMPÃ, 23 de Novembro de 2010 - 03:31

AMOR LIBERDADE E PROGRESSO EM NOSSA BANDEIRA

OU COMO QUERIA DARCY RIBEIRO

SOMENTE AMOR

O RESTO VIRÁ POR SI

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página