Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2010 - 09h24

Ministério da Cultura justifica atraso em pagamentos

Publicidade

ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

O buchicho em torno do atraso na liberação das verbas de alguns dos editais lançados pelo Ministério da Cultura (MinC) começou há alguns meses.

Produtores e artistas passaram a queixar-se, primeiro em rodas privadas, e depois em sites e blogs, que o dinheiro prometido, simplesmente, não está chegando ao seu destino.

Esta semana, o MinC decidiu estampar, na página principal de seu site, um "comunicado aos premiados em editais e bolsas".

Em texto assinado pelo secretário-executivo da pasta, Alfredo Manevy, e pelo secretário de Cidadania Cultural, TT Catalão, o MinC admite os atrasos, atribuindo-os à "legislação eleitoral e ao atual contingenciamento".

"Mas os pagamentos serão normalizados ainda em dezembro, conforme informações que já recebemos dos ministérios da área econômica", asseguram, por escrito. "Solicitamos a compreensão e solidariedade de todos neste esforço de fim de ano."

O MinC, que instituiu a política de editais a partir da gestão de Gilberto Gil, empossado ministro em 2003, tem hoje mais de 200 seleções públicas destinadas às mais diversas áreas da cultura.

A inquietação dos artistas e produtores com a falta do dinheiro vem a público no exato momento em que se discute, no meio cultural, se o atual ministro, Juca Ferreira, tem mesmo chances de continuar à frente da pasta no governo Dilma Rousseff.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página